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Soluções preventivas em TI: quais são e por que são importantes?

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É como diz aquele velho ditado: melhor prevenir do que remediar. Não existe nenhuma definição melhor que essa para enfatizar que a prevenção é sempre a melhor solução, principalmente quando os negócios se tornaram tão dependentes de tantas tecnologias.

Basicamente, as soluções preventivas em TI podem antecipar ou identificar problemas que os sistemas, máquinas, infraestruturas e qualquer solução fornecida pela área podem apresentar. Seu principal impacto, além de própria prevenção, é manter a produtividade, diminuir perdas de recursos e dados e auxiliar na gestão de custos.

Nesse artigo, você pode consultar todas as informações sobre as principais soluções preventivas em TI e sua importância para as empresas. Continue a leitura e confira!

Diferença entre manutenção preventiva e corretiva

Antes de começar, é interessante que você entenda a diferença entre as soluções preventivas e corretivas. A primeira, como explicamos anteriormente, tem o propósito de evitar ou encontrar problemas antes que eles apareçam ou desencadeiem algum dano em sistemas e equipamentos. Já a manutenção corretiva é realizada depois que algum defeito acontece, com objetivo de reparos ou solução de um problema que já aconteceu.

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Para além dos conceitos — e diferente do que as soluções de correção podem oferecer —, a prevenção evita qualquer futuro transtorno e, mesmo que eles ocorram, sua dimensão pode ser totalmente minimizada. Além disso, gastos não previstos podem ser evitados ou também mitigados, e o andamento das operações e processos da empresa não sofrerão com logos períodos de paralisação se necessário. 

Soluções preventivas em TI

A falta de soluções preventivas em TI pode trazer danos sérios para uma empresa. Imagine que seus sistemas ou máquinas podem parar de funcionar por falta de manutenção, ou que até mesmo um servidor possa cair durante picos de acesso em períodos muito importantes, como fechamento mensal ou datas de vendas sazonais.

São situações como essas que queremos evitar ao priorizar ações de manutenção. É muito comum que consequências assim surjam em momentos como estes, quando softwares, hardwares e demais ferramentas são levadas ao seu limite de uso e dependência.

Saiba que existem algumas formas para se ter uma manutenção eficiente. Com um bom planejamento, as soluções preventivas em TI se tornarão previstas e farão parte da rotina corporativa.

1. Calendário de manutenção e limpeza de equipamentos

É importante que toda manutenção tenha uma recorrência. Por isso, crie um calendário de limpeza das máquinas e equipamentos, principalmente. Estes itens, quando muito sujos ou empoeirados, podem ter sua capacidade de funcionamento comprometidas.

2. Atualização de softwares

A atualização de sistemas pode resolver problemas de compatibilidade, performance e agilidade dos processos, melhoria da segurança da informação, aditivo de novas funções e, principalmente, a correção de possíveis falhas que os softwares e ferramentas podem apresentar.

Os updates automáticos são ótimas opções de manter a rotiniza de atualização em dia. Esse procedimento pode acontecer fora do horário de trabalho, por exemplo, sem atrapalhar nenhuma pessoa ou operação dependente dos sistemas.

3. Temperatura do ambiente

A condição do ambiente, principalmente quando falamos do cuidado de computadores ou máquinas que compõe Data Center, é outro ponto muito importante. O ar frio e seco aumenta o tempo de vida útil dos aparelhos eletrônicos. Desse modo, o controle da temperatura por meio de sistemas de ar-condicionado, por exemplo, pode evitar altas temperaturas e umidade.

4. Treinamento de colaboradores

As pessoas que utilizam os recursos de TI também precisam passar por monitoramento e treinamento recorrente. Afinal, o bom uso das ferramentas, sistemas e equipamentos também têm um importante papel na manutenção preventiva em TI.

Investir em instrução e orientação dos colaboradores pode facilitar o trabalho de análise preventiva — e até mesmo evitar possíveis manutenções corretivas. Também, o monitoramento contínuo dos acessos de softwares e programas pode garantir que novos problemas sejam desencadeados a partir do modo de uso errado.

5. Otimização da infraestrutura

Uma infraestrutura tecnológica exige muitos cuidados. Empresas que não contam com profissionais, equipes ou recursos para viabilizar boas soluções preventivas em TI podem diminuir a exigência desses cuidados otimizando o formato de trabalho.

O uso de modelos que se apoiam no Cloud Computing diminui o nível de preocupação com a manutenção constante. Além de tudo, optar pela infraestrutura de TI na nuvem pode trazer ainda mais agilidade e desempenho para os sistemas da empresa.

6. Terceirização de TI

Por fim, a terceirização de TI é uma escolha válida em qualquer cenário e negócio. Nessa situação, além de contar com uma gestão centralizada e inteligente, você ainda dispõe de uma empresa especialista na área e profissionais de TI capacitados para lidar com qualquer, seja na resolução de problemas ou suporte diário nas rotinas de prevenção.

A FindUP oferece uma equipe de gestores e técnicos prontos para isso. A solução Check-UP, por exemplo, faz parte do portfólio de soluções preventivas em TI que nossa empresa oferece.

Quais as vantagens das soluções preventivas em TI?

A verificação recorrente da infraestrutura tecnológica ajuda manter a alta disponibilidade dos seus recursos de TI. Além disso, um plano de manutenção com soluções preventivas que atendam de fato as necessidades do seu negócio, ajudam na redução de custos e riscos, diminuem os danos à produtividade e aumentam a vida útil dos equipamentos.

De modo geral, a manutenção preventiva em TI serve para diminuir a possibilidade de falhas e, mesmo que elas ainda aconteçam, a sua empresa poderá se preparar para lidar com a situação da melhor forma possível.

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