fbpx

Segurança da informação: o que é e como garanti-la? 

segurança da informação

A segurança da informação e dos dados de empresas tem sido cada vez mais estudada no setor de TI. Isso porque, por meio delas, é possível acessar outros vários recursos sigilosos de uma companhia.  

Com tantas evoluções tecnológicas, os ataques de hackers também evoluem, e para evitar que esses dados sejam divulgados ou sofram ataques cibernéticos, a segurança da informação é a principal aliada para criar mecanismos de proteção.  

Sabendo disso, continue sua leitura para ver mais sobre o que é a segurança da informação, qual a sua importância, como garanti-la e aplicá-la ao seu negócio.

Principais motivos para garantir a segurança da informação 

É fato que qualquer gestor de empresa tem receio de ter os dados da sua companhia e informações sigilosas vazados. Isso porque, dependendo do nível de vazamento, grandes prejuízos podem afetar o negócio. 

Então, considerar os principais motivos para garantir a segurança da informação é de extrema importância para manter protegida até mesmo as estratégias de um negócio. Veja a seguir alguns desses principais fatores: 

Confidencialidade  

Manter a confidencialidade e evitar o vazamento de dados e informações restritas é um dos principais motivos para colocar em prática a segurança da informação. Com ela, é possível garantir que essas informações sejam disponibilizadas apenas para acessos confiáveis.  

Preservar a imagem da empresa 

Ataques cibernéticos cada vez mais comuns e poderosos podem alterar informações sobre a empresa e atingir a integridade do negócio. Este é outro motivo importante para colocar em prática a segurança da informação. 

Manter a disponibilidade 

A consulta de informações deve estar sempre disponível para acesso. Qualquer falha na comunicação que prejudique verificar esses dados pode acarretar lentidão aos processos. 

A importância da segurança da informação para os negócios 

As possíveis falhas na cibersegurança podem ser consideradas um dos maiores fatores de risco quando o assunto é o acesso indesejado às informações confidenciais de um negócio. 

Considerando que todas as empresas atuais necessitam de dados para manter o seu funcionamento, a segurança da informação é a melhor forma de proteger o desenvolvimento do negócio. 

Com o enorme valor desses dados empresariais, pessoas mal-intencionadas como hackers, buscam diferentes formas de invadir sistemas para obter e até vender informações sigilosas. 

Por isso, se prevenir com medidas eficazes de segurança contra quaisquer ataques que possam gerar prejuízos, é importante para os negócios.  

Como aplicar a segurança da informação na sua empresa? 

Agora que já vimos os principais motivos para garantir a segurança da informação nos negócios e sua importância, confira a seguir algumas das diferentes formas de aplicar essa prática: 

Atualizações 

Sistemas desatualizados geram uma vulnerabilidade ao acesso de informações, facilitando as ações de cibercriminosos. Então, atualizar frequentemente softwares e drives é uma das principais medidas eficazes de segurança.  

Backup 

Investir em backup imutável nos negócios atuais, também é uma excelente forma de garantir a segurança de informações. Caso ocorra alguma perda ou exclusão de documentos com informações de valor, a empresa conseguirá evitar grandes prejuízos. 
 

Treinamento dos colaboradores  


Os colaboradores são os usuários diretos dos sistemas de uma companhia. Então, outra maneira de fortalecer a segurança da informação, é garantir um treinamento interno sobre a importância de medidas básicas para manter os dados da empresa seguros. 

Bloqueio de sistemas de saída  


Para evitar que dados sejam vazados sem conhecimento dos responsáveis, implementar o bloqueio de sistemas de saída é outro fator que fortalece a segurança. Então, garantir somente o uso de sistemas internos da companhia, como, e-mails empresariais, é outro fator a ser considerado. 

Controle de acesso 

Ter o controle de gerenciamento dos usuários autorizados ao acesso das informações, é primordial para garantir que nenhum dado seja acessado por pessoas não autorizadas, sendo mais um dos pontos que devem ser aplicados para uma segurança da informação bem-sucedida. 

Conheça as soluções da FindUP 

Se você gostou de saber mais sobre a segurança da informação e sua importância para os negócios atuais, continue navegando pelo nosso blog e leia também sobre qual a importância do Help Desk

E se você ainda quer dar um UP no suporte de TI da sua empresa, aproveite para conhecer as soluções tecnológicas da FindUP!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>