fbpx

Como fazer um currículo para o primeiro emprego?

primeiro emprego

Para qualquer momento de nossas vidas, seja pessoal ou profissional, o primeiro passo parece sempre o mais desafiador. É por isso que quando se trata de conseguir o primeiro emprego essa sensação não é diferente.


O trabalho representa independência e conquista financeira para muitos. Nesse sentido, é comum que as pessoas que buscam iniciar uma carreira profissional sintam-se confusas, sem saber o que fazer e por onde começar, ainda mais quando não existem experiências anteriores para apoiar a conquista de uma vaga.


Nessa situação, saber construir um bom currículo pode ajudar a facilitar a procura pelo primeiro emprego, já que existem estruturas e informações essenciais para destacar o seu perfil diante de outras opções no mercado.


Para ajudar, você pode conferir neste artigo algumas dicas que vão te auxiliar a criar o currículo ideal na busca do primeiro trabalho. Boa leitura!

6 dicas de como montar seu primeiro currículo

Existem diversas recomendações sobre informações que não podem faltar em um currículo. No entanto, as exigências e avaliações sobre o perfil de uma pessoa candidata pode variar de acordo com a empresa, nível e cargo aos quais está se aplicando.


Considerando isso, é recomendado que sejam realizadas pesquisas sobre a empresa e a vaga que deseja concorrer. Assim, é possível selecionar e registrar informações mais pertinentes e alinhadas ao seu propósito e do negócio para o qual está se candidatando.


De forma geral, um bom currículo precisa deixar claro o seu objetivo e possuir as informações mais relevantes para a vaga. Então, no momento de criar o seu primeiro currículo, considere os seguintes dados e estrutura:

Informações pessoais

Comece registrando suas informações pessoais, isso inclui nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail para contato — hoje, muitas pessoas já incluem seu perfil da rede social profissional LinkedIn, além de adicionarem link para portfólio e outros conteúdos dependendo do perfil da vaga.


Ao receber o currículo, essas sempre são as primeiras e mais básicas informações analisadas. Por isso, atente-se a colocar o que é requerido e tenha cuidado com endereços pouco profissionais. A parte inicial do seu currículo funcionará como um cartão de visitas.

Objetivos profissionais

O segundo passo na hierarquia de informações que devem ser colocadas no currículo é definir qual o seu objetivo profissional. De forma direta, para que a empresa saiba para qual posição você está demonstrando interesse, descreva seu objetivo.


É comum que no primeiro emprego essa seja uma sessão complicada de ser preenchida, mas se você já sabe para qual vaga exata está se candidatando ou se possui interesse em alguma área específica, demonstre isso em seu currículo.

Formação acadêmica

Em alguns formatos, é comum que você encontre a qualificação profissional antes da formação acadêmica. E realmente, quando o profissional possui algum tempo de mercado, a experiência profissional é um atrativo prático muito maior. Nesses casos, vale a pena reordenar e dar mais destaque a outra informação.


Mas, quando é o primeiro emprego, a formação acadêmica é um meio de mostrar os rumos que deseja seguir na carreira, mesmo sem qualquer experiência anterior. Por exemplo, ao analisar o currículo de uma pessoa formada em TI é possível pressupor que ela gostaria de uma oportunidade na área de tecnologia.


Sua experiência profissional pode demostrar foco e interesse no aprendizado contínuo. Comece com as formações mais recentes, preencha o campo com o nome do curso, instituição de ensino e o ano de conclusão ou previsão de término.

Trabalhos voluntários

Na falta da experiência remunerada, mencionar sua experiência com trabalho voluntário pode ser uma ótima opção. Se você já realizou algum serviço, mesmo que pequeno ou informal, mas que tenha sido voluntário, destaque isso como uma informação relevante para o sue currículo.


As empresas e seus recrutadores valorizam candidatos com engajamento social, mas acima de tudo, que buscam aproveitar oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Conhecimentos, habilidade e certificações

Além da formação acadêmica, outro modo de valorizar seu primeiro currículo para conseguir o primeiro emprego é destacando habilidades, certificados e qualquer formação extracurricular que ajudem a validar seus conhecimentos e seu perfil.


Geralmente, essa parte contempla cursos, eventos ou workshops rápidos. Nesse caso, não esqueça de citar o que foi realizado, em qual escola e em que ano. Ainda, alguns modelos currículo pedem o preenchimento do mês de início de térmico do curso e a carga horária.

Formatação e organização do documento

Por fim, seja cuidadoso com a organização visual do seu currículo, seja ele físico ou digital. Os tópicos anteriores precisam ser preenchidos com informações pertinentes e básicas, já que um documento extenso demais pode fazer um recrutador nem considerar o seu perfil.


A formação diz respeito a disposição das informações na página e até mesmo ao tipo e tamanho de fonte utilizada. Nesse caso, seja simples e direto nas informações que deseja passar, pois dessa forma será mais fácil de organizar o conteúdo do seu currículo.


Na tipografia, é recomendado o uso de Arial ou Times New Roman, mas o importante é que o texto seja de fácil leitura. Além disso, tenha atenção a ortografia, leia tudo o que escreveu com atenção e evite erros. Evite cores ou personalizações exageradas.


É totalmente possível criar um currículo sem ter experiência profissional. Com alguns passos e orientações, como essas que deixamos aqui para você, você pode montar um currículo atraente, que reforce seus conhecimentos e habilidades para a vaga em questão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>