Gestão de crise e comunicação são dois pontos que precisam estar alinhados. Enfrentar períodos de crises em empresas não é novidade no ambiente corporativo, mas saber lidar com a situação e se comunicar com os envolvidos de forma clara e objetiva pode ser um dos obstáculos para as lideranças.
O cenário problemático na maioria das vezes assusta e é por isso que a gestão de crise é tão importante para avaliar e resolver os possíveis riscos que uma corporação pode sofrer. Por isso, nesse conteúdo vamos abordar sobre o que é a gestão de crise e comunicação. Continue a sua leitura e confira!
O que é gestão de crise?
Problemas inesperados podem afetar diretamente a imagem de uma empresa, causar prejuízos e a necessidade de mudanças rápidas para contornar situações negativas.
A gestão de crise é o conjunto de ações estratégicas que empreendedores e gestores utilizam para identificar e avaliar os níveis dos riscos que uma empresa pode sofrer com o objetivo de amenizar os impactos negativos.
Como fazer uma gestão de crise efetiva?
Como falado no início desse conteúdo, a gestão de crise e comunicação precisam estar alinhadas para resultar em uma estratégia efetiva. Então, confira a seguir alguns pontos para adotar em meio as crises:
Comunicação com a equipe
É de responsabilidade dos gestores manter os colaboradores atualizados de qualquer crise, além de coordenar as equipes e deixar clara as ações que deverão ser tomadas por cada um.
Plano de comunicação
Depois de atualizar os colaboradores sobre o que está acontecendo e as ações estratégicas que serão tomadas pela equipe, é indicado o planejamento de um manual de comunicação em meio a possíveis crises.
Nele, deve constar o que fazer em diferentes situações problemáticas. Esse ponto é eficaz, pois garante uma resolução de problemas de forma ágil e alinhada à comunicação da empresa.
Atenção às redes sociais
Mais um ponto para incluir nesse processo estratégico é o monitoramento das redes sociais do negócio, principalmente em momentos de crise.
Avaliar
Outra dica para uma gestão de crise é a de avaliar cada processo do plano estratégico e tirar possíveis lições para aplicar no negócio. Muitas vezes em um momento de crise é que surgem novas oportunidades de desenvolvimento e expansão.
Qual a importância da comunicação em uma gestão de crise?
A comunicação é o principal fator para lidar com situações relacionadas a uma gestão de crise, isso porque, todos os colaboradores de uma empresa devem ser informados dos acontecimentos de forma clara. Veja a seguir alguns dos pontos mais importantes na comunicação em uma gestão de crise:
Entendimento da gestão de crise
Fazer com que todos os envolvidos entendam as situações adversas e a maneira correta de agir em meio as crises, precisa ser um ponto focal na comunicação para evitar ruídos.
Esclarecimento de dúvidas
Outro ponto é o líder ou gestor se preparar para além de comunicar de forma objetiva, também esclarecer possíveis dúvidas e receios que possam surgir dos colaboradores e time.
Coordenar
A comunicação também é importante na hora de coordenar a sua equipe. Momentos de crise podem causar tensão e insegurança nos colaboradores e uma comunicação efetiva é necessária também na hora de coordenar as demandas necessárias.
Leia mais sobre temas de gestão no blog da FindUP!
Gostou de ficar por dentro do tema gestão de crise e comunicação? Então, continue navegando pelo nosso blog e leia também: 5 dicas de planejamento para uma reunião produtiva.
Leave a Reply