fbpx

Como aplicar inteligência artificial nas empresas?

inteligência artificial

Todos os dias, empresas pelo mundo todo são intensamente transformadas pela tecnologia. Dentre as soluções de impacto dessa rotina de negócio está a IA (inteligência artificial), que apesar de ser retratada como algo futurístico há anos pelas histórias e no cinema, se tornou uma realidade totalmente presente nas organizações.

Evidentemente, a inteligência artificial não funciona como mostram na ficção, mas tem demonstrado grande eficiência ao ser utilizada nos processos e soluções que fazem uso da tecnologia de maneira estratégica no dia a dia. E, embora seja um recurso muito útil, diversas empresas ainda não operam suas atividades e iniciativas com a ajuda da AI.

Os motivos são diversos e ainda podem depender do contexto e necessidades de cada negócio. No entanto, sabemos que estar por dentro das tendências tecnológicas não apenas garante vantagem competitiva diante da concorrência, mas também auxilia na otimização de processos internos e no alcance de resultados.

Outra questão ainda mais latente é que muitas lideranças têm dúvidas sobre o que fazer para implementar inteligência artificial nas empresas. Dessa forma, para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas informações que nos mostram por onde começar e como aplicar inteligência artificial nas empresas.

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial consiste em tecnologias que possibilitam que outras ferramentas e recursos digitais executem tarefas de forma lógica, semelhante ao racional humano, a fim de resolver problemas, tomar decisões e receber comandos para realizar as atividades demandadas.

O principal objetivo da IA é criar tecnologias que tenham autonomia de execução. Há algum tempo, devido a sua complexidade, esse era o tipo de solução possível apenas em supercomputadores. Hoje, os principais sistemas de uso, multiplicação e processamento da inteligência artificial são dispositivos eletrônicos menores, tudo isso graças aos avanços do mercado de TI.

É comum que a AI seja mais utilizada em empresas que tenham alguma necessidade operacional ou de tratamento de alto volume de informações. No entanto, a aplicação dessas tecnologias têm sido testadas e usadas até mesmo em segmentos mais sensíveis, como na medicina e setor financeiro.

Especificamente nas corporações, a inteligência artificial é usada para aumentar a produtividade, otimizar o tempo e maximizar os resultados. Basicamente, ela pode ser aplicada em diversas áreas com o objetivo de melhorar o desempenho dos profissionais e de seus processos.

Como implementar a inteligência artificial nas empresas?

Para usar inteligência artificial na sua empresa é necessário preparar o ambiente e entender quais são as reais demandas que precisam do apoio desse tipo de tecnologia. O uso da AI no dia a dia é bastante simples, mas o grande desafio do setor de TI está na implementação, afinal, ela pode ser aplicada de muitas formas e para diversas finalidades diferentes.

No cenário de cada negócio existem também muitas variáveis que podem influenciar no modo de uso e implementação da tecnologia, mas você pode começar tomando algumas das seguintes medidas para aplicar inteligência artificial na sua empresa:

1. Mapeamento dos processos

Entender e analisar a atual situação da empresa é um passo primordial e essencial. Como mencionamos várias vezes até aqui, isso ajudará os profissionais envolvidos a entender as reais necessidades e demandas do negócio.

Dessa maneira, você saberá em quais setores a inteligência artificial pode ser melhor aproveitada. Isso também ajudará a estruturar um cronograma de priorização e aplicação AI, de acordo com as demandas e impacto que elas terão nos processos e resultados.

2. Definição dos objetivos

Independente da área, recurso ou assunto, antes de tomar qualquer decisão que exija investimento, é preciso estabelecer objetivos. Para aplicar  inteligência artificial nas empresas não seria diferente, ou seja, antes de implantar as tecnologias de IA, identifique os objetivos das ferramentas e processos, pense em todos os resultados que ela precisa gerar.

Por exemplo, o foco da utilização dessa tecnologia pode ser a redução de custos com pessoas, otimização e economia de tempo, aumentar a produtividade das equipes, aumentar as vendas, entre outros. Definir os objetivos de uso impacta, principalmente, na escolha das ferramentas que você de fato precisa utilizar, evitando perda de tempo e custos desnecessários.

3. Preparação de infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é, possivelmente, o recurso de maior importância diante da implementação e uso de qualquer tecnologia, afinal, é ela que possibilita que todo o ambiente de TI esteja pronto para receber as ferramentas de inteligência artificial da empresa.

Aqui, não nos referimos apenas a recursos físicos, mas também serviços, pessoas, programas, softwares e tudo o que for necessário para que a tecnologia entregue resultados. Os profissionais de TI, por exemplo, precisam estar preparados para lidar com as novas ferramentas e com todo impacto que a IA pode trazer para a organização.

4. Apoio de profissionais e parceiros especialistas

Por fim, é fundamental contar com a experiência de quem realmente entende do assunto. Empresas de todos os segmentos e tamanhos, principalmente àquelas que não possuem área ou profissionais dedicados, têm contato com apoio de parceiros de TI para a implementação, uso e gestão dos serviços do setor, inclusive inteligência artificial.

Nesse sentido, a terceirização de TI pode ajudar muito no processo de aplicação da IA. Empresas como a FindUP, com vasto portfólio de serviços e anos de experiência de serviços tecnológicos, oferecem toda a infraestrutura e inteligência para analisar, sugerir, aplicar e gerir qualquer tipo de solução que o seu negócio precise, de acordo com as necessidades e demandas.

Principais aplicações da inteligência artificial nas empresas

O uso e aplicação da inteligência artificial, assim como outras tecnologias do mercado, avança consideravelmente todos os dias. Mas hoje, já existem muitas soluções que utilizam IA para melhorar os resultados da empresa.

Os chatbots são um recente exemplo disso. Apesar de serem aplicados em diferentes processos atualmente, eles foram desenvolvidos especialmente para agilizar o atendimento ao cliente. Hoje, muitos deles já reproduzem o comportamento humano para responder ou resolver questões simples do usuário.

Outra aplicação de inteligência artificial é no uso de assistente pessoal, como a Siri da Apple, por exemplo. Esse tipo de tecnologia tem facilitado muito a vida de gestores e pessoas muito atarefadas, facilitando a gestão de tempo e organização da rotina. Mas aqui, não nos limitamos apenas aos lembretes, registro de tarefas, horários e reuniões, os sistemas de IA respondem a comandos de voz e conseguem reproduzir respostas com bastante facilidade.

Ainda, a inteligência artificial pode ser desenvolvida para deixar os sistemas, ferramentas e informações ainda mais seguros. Essa aplicação já é muito comum em bancos, como os casos de uso de internet banking, que usam a IA em servidores para impedir ataques criminosos, roubo de senhas e muito mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>