fbpx

BIA: o que é e quais são suas vantagens? 

BIA

Um bom planejamento é o primeiro e principal passo ao iniciar qualquer projeto. Todas as ideias, ações e estratégias de uma empresa precisam ser previamente idealizadas da maneira mais eficiente possível, analisando todos os riscos, cenários, possibilidades e oportunidades.  

Na prática, isso não garante apenas que a companhia esteja preparada para lidar com os problemas que possam surgir, mas assegura também que os benefícios e vantagens de uma plano de ação bem estruturado sejam bem aproveitados, mesmo com os imprevistos e todos os fatores externos sob os quais qualquer negócio está sujeito.  

Nesse contexto, a melhor forma de manter sua empresa preparada para lidar com os piores cenários, bem como aproveitar as grandes chances do mercado, é através de planejamento e prevenção. Hoje, existem diversos modelos que podem ajudar nesse processo, e uma delas é o BIA (Business Impact Analysis), uma das ferramentas de análise mais completa que existe.  

Para conhecer mais sobre esse método, trazemos neste artigo algumas das principais informações sobre o BIA e suas vantagens para as empresas. Confira como ele pode impulsionar o seu negócio e ajudar no alcance de melhores resultados.  

O que é Business Impact Analysis (BIA)? 

Certamente, nenhuma empresa está imune à crises, independente do segmento, tempo de mercado ou porte. A grande questão é que não temos poder para evitar que as coisas deem errado, mas podemos escolher como nos recuperar ou até mesmo prever esses momentos.  

O termo Business Impact Analysis, traduzido para o português, define bem o objetivo principal da ferramenta: uma análise de impacto aos negócios. Em resumo, o BIA é usado para avaliar criteriosamente os riscos que um projeto, estratégia ou ação podem trazer para a empresa.  

Sua função é orientar no mapeamento de perigos internos, que podem acontecer por tomadas de decisões dentro da organização, por exemplo, e também ameaças externas, que estão totalmente fora do nosso controle. O BIA tem o papel de detalhar e analisar a possibilidade de qualquer ocorrência, bem como suas consequências, a fim de encontrar as ações mais efetivas para que a empresa não seja prejudicada.  

Esse é um método que também traz uma visão clara das operações do negócio, ajudando a identificar dependências nos processos executados. Esse é o melhor meio de indicar quais devem ser as prioridades da organização, evitando o máximo possível riscos previstos e desnecessários. 

Qual a importância do BIA para as empresas?  

Até aqui, já conseguimos apontar diversos cenários que esclarecem a importância do Business Impact Analysis para as empresas. Além de detectar todos os fatores críticos para o seu funcionamento, o BIA ajuda a entender os impactos e estabelecer tolerância para possíveis interrupções de trabalho, sejam em sistemas, máquinas ou qualquer ferramenta utilizada para confecção de produtos ou prestação de serviços.  

O método indica as necessidades e infraestrutura mínima para ações de contingência, justamente para manter os processos vitais em continuidade. Manter áreas totalmente essenciais para a organização é uma prioridade que esse método precisa considerar com máxima importância.  

A relação da BIA com a TI, por exemplo, pode ajudar a avaliar falhas que impactam diretamente na gestão dos recursos tecnológicos. Além de viabilizar melhores perspectivas de resultados sobre as entregas da área, o uso da análise de impacto no setor de TI  pode também indicar pontos de vulnerabilidade e ajudar a alocar os recursos nos momentos e lugares corretos.  

Vantagens do BIA 

1. Ajuda nas priorizações 

Além de priorizar as atividades que fazem parte do core business da companhia, o BIA ajuda a eleger setores e planos fundamentais para o negócio. Nesse sentido, essas são áreas que podem requerer mais atenção e investimento, já que são motivadores de perdas significativas em cenários de risco.  

2. Orienta as tomadas de decisões 

Diante de imprevistos nas operações, o BIA pode contemplar planos de emergência e, com isso, conceder um roteiro que ajudará nas tomadas de decisões em caso de eventos prejudiciais ao negócio.  

3. Auxilia na avaliação de riscos  

Parece algo óbvio de se pensar, mas vale lembrar que o Business Impact Analysis é a base para a avaliação de riscos. Isso quer dizer que, assim como seu nome e objetivos sugerem, esse é o documento ideal para realizar uma análise de riscos e impacto detalhada e precisa. Afinal, as ameaças principais da sua empresa só podem ser identificadas entendendo quais são os processos mais sensíveis e importantes para o seu negócio.  

4. Identifica vulnerabilidades 

Assim como em sua relação com o setor de TI, o BIA mapeia e aponta as vulnerabilidade da empresa de modo geral, bem como de suas áreas e operações. Reconhecer suas fraquezas possibilita que métodos de recuperação eficientes sejam pensados para manter o negócio em pleno funcionamento.  

5. Melhora resposta e produtividade 

Ao utilizar o BIA, consequentemente, as respostas para qualquer situação imprevista serão mais rápidas — visto que elas já estarão devidamente identificadas na análise. Além de tudo, com um documento de análise de impacto do negócio já pronto a sua empresa garante uma avaliação de risco mais precisa, o que melhora a produtividade em relação a resolução rápida de possíveis problemas.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>