fbpx

Como escolher um ERP para sua empresa​? 

ERP

A tecnologia tem proporcionado diversos facilitadores para que os negócios se desenvolvam e cresçam de maneira sustentável. Hoje, existem ferramentas fundamentais para escalar soluções, automatizar processos e apoiar na tomada de decisões estratégicas. Dentre elas, está o ERP, um sistema de gestão integrado que auxilia na administração da organização.

Além do próprio planejamento de recursos, esse tipo de sistema se tornou essencial para orientar os gestores na análise de dados e processos. Ele apoia na tomada de decisões com mais precisão e ajuda na elaboração de ações mais assertivas para contribuir com a lucratividade e crescimento da empresa.

Ainda que essa solução seja popular e bastante conhecida entre as lideranças, é muito comum que existam dúvidas a respeito da escolha do melhor sistema de gestão. Nesses casos, existem algumas dicas e critérios que você pode considerar no momento de escolha da ferramenta. Neste artigo, selecionamos as principais informações sobre como escolher o ERP ideal para a sua empresa. Confira!

O que é ERP?

As siglas ERP significa “Enterprise Resource Planning” — e em sua interpretação livre também é chamado de sistema de gestão integrado. Basicamente, essa é uma tecnologia capaz de integrar tarefas e atividades de diferentes departamentos para melhorar os processos internos de uma organização.

Existem muitos benefícios no uso de um ERP, mas a grande vantagem está não apenas na integração, mas também na centralização de dados em uma única plataforma. Desse modo, as informações podem ser compartilhadas facilmente e tornar os fluxos de acesso mais fácil para as áreas e colaboradores.

Ter um repositório de acessos único fomenta caminhos, insights e estratégias que ajudarão nas tomadas de decisões. O ERP é um facilitador de comunicações, pois ele é capaz de manter os setores da empresa integrados, otimizando e acelerando ainda mais seus processos internos.

A importância do ERP

O ERP é uma ferramenta vital quando o assunto é evolução e melhorias com o uso da tecnologia. Além de manter os processos e tarefas organizados ao longo da rotina corporativa, ele facilita o processo de planejamento e gestão de recursos. Isso quer dizer que seu uso pode ajudar não apenas na organização do negócio, mas também na prevenção de erros.

Essa solução também é um excelente recursos para economia de tempo, já que muitos processos manuais podem ser facilmente automatizados utilizando a ferramenta. Com isso, as equipes podem concentrar seus esforços em atividades estratégicas, que gerem maior valor de retorno para a empresa.

Além de contribuir com melhorias para a empresa de forma geral, o sistema pode ser tornar um grande acelerador da performance de áreas. O ERP no setor de TI, por exemplo, impulsiona a velocidade e a qualidade das entregas. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, o funcionamento do próprio ERP é de responsabilidade dos profissionais de TI.

4 dicas de como escolher um sistema ERP

O consenso de que o ERP é uma ferramenta essencial para todo e qualquer tipo de companhia é um fato, mas a grande questão é como escolher o sistema ideal para o que o seu negócio precisa. A seguir, saiba como escolher o ERP ideal para sua empresa, direcionado da melhor forma esse investimento e selecionando o melhor recurso para as suas necessidades. 

1. Entenda as áreas e processos do seu negócio

Definir ou mapear as necessidades da sua empresa é o primeiro espaço na escolha de um sistema ERP. Isso te ajudará a entender quais áreas e processos são prioritários na integração ao sistema. Consequentemente, você saberá quais atividades da organização e dos setores podem ser automatizadas e otimizadas com a ajuda do ERP.

Nesse mesmo processo, vale entender a quantidade de departamentos e pessoas envolvidas para ter mais precisão na quantidade de usuários que precisam ter acesso à ferramenta. Esse número pode impactar diretamente no valor da solução.

2. Avalie os quesitos de implementação

Apesar de facilitar os fluxos de gestão da empresa, a implementação do ERP ou de qualquer outra ferramenta mais complexa pode afetar o fluxo de trabalho dos colaboradores envolvidos. Por isso, é preciso garantir que a solução seja fácil de implementar, para que problemas de paralisação e complicações não previstas sejam evitados.

Portanto, a acomodação correta da ferramenta para as áreas, bem como sua facilidade de implementação, são alguns dos principais requisitos de como escolher ERP.

3. Análise o custo-benefício

Avaliar o custo-benefício é essencial na escolha de qualquer investimento. Os valores do sistemas ERP podem mudar conforme funcionalidades, personalização ou treinamentos necessários, e essa variação eleva o preço a ser pago — por consequência, esse passo está totalmente relacionado ao conhecimento das necessidades do seu negócio. 

Se for necessário, determine um orçamento para isso e, a partir disso, busque pelas soluções que atendam ao que a organização precisa. Em resumo, analise o custo-benefício do ERP de acordo com sua condição financeira e os os serviços prioritários para a sua empresa.

4. Opte por empresas especialistas no assunto

Verificar a qualidade dos fornecedores também é fundamental. Além de pesquisas  por referências e entender a fundo o que cada sistema pode oferecer, vale contar com a ajuda de profissionais de TI nesse processo de validação.

Caso você não tenha um departamento alocado para isso, existem diversas empresas que podem te apoiar em todos esses pontos, inclusive na própria implementação e gestão de sistemas ERP. A FindUP é especialista em soluções tecnológicas e assuntos como este não estariam fora de seus escopo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>