fbpx

Cabeamento de rede: o que é e como escolher o mais adequado?

cabeamento de rede

Já ouviu falar de cabeamento de rede? Se você faz parte do ambiente de TI ou se ao menos já lidou com a contratação de algum tipo de serviço de conexão, com certeza já se deparou com esse conceito, afinal, os meios de comunicação se tornaram o principal recurso de interação e trabalho nos dias de hoje.

Ter uma conexão de rede de qualidade é um fator imprescindível para as organizações, já que essa é uma necessidade que atende e impacta diretamente as rotinas de trabalho. Além disso, intensificado pelo cenário da pandemia da COVID-19, a escolha de uma boa conexão se tornou ainda mais importante no ambiente residencial por conta do trabalho remoto.

Considerando situações como essa, além de toda transformação digital que impulsionou o setor de telecomunicações e tecnologia a se tornarem ainda mais relevantes na rotina das empresas, a seleção e construção de um sistema de cabeamento de rede bem estruturado se tornou extremamente importante para garantir o desempenho do negócio. Com os benefícios de uma rotina de conectividade, a escolha ideal dessa rede faz com que os processos funcionem corretamente.

Diante disso, trouxemos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre o que é e como escolher o cabeamento de rede mais adequado? Confira as categorias disponíveis e entenda como cada uma delas pode representar algum tipo de vantagem para o seu negócio.

O que é cabeamento de rede?

O cabeamento de rede faz parte da infraestrutura de TI. Ele transmite dados entre dispositivos e é responsável por conectar à internet todos os itens de rede, como computadores, impressoras, servidores, câmeras de segurança e diversos outros equipamentos. Em suma, essa é a solução da estrutura de TI que conecta praticamente tudo dentro de uma empresa e é exatamente por isso que o cuidado com essa decisão é tão importante.

A conexão certa pode trazer muitas vantagens. Dentre elas, a melhor organização do ambiente de TI e mais facilidade na manutenção de equipamentos. Ela também pode ser um recurso de grande ajuda em casos de mudanças, principalmente na hora de introduzir ou renovar qualquer dispositivo.

Quando bem selecionado e instalado, a estrutura do cabo de rede pode ter longa durabilidade. Esse planejamento colabora, principalmente, na redução de custos e problemas, além de melhorar questões de segurança e estabilidade.

Quais são os tipos de cabeamento de rede?

Hoje, o mercado oferece algumas variações de cabos. Os mais conhecidos são os que conectam os dispositivos que mais utilizamos no dia a dia. No entanto, quando equipamento esses e outros equipamentos são usados para motivos diferentes é normal que também existam diferentes soluções para a sua implementação — e isso inclui os cabos de rede.

A seguir, entenda quais são os principais tipos e categorias de cabeamento de rede e saiba quais são suas principais características.

Cabo Coaxial

O Cabo Coaxial é um fio metálico revestido por plástico que conduz os dados de transmissão. Ele é encontrado, geralmente, em antigas instalações de telefonia e TV a cabo, e aos poucos está sendo substituído por tipos mais avançados. Sua principal característica é a alta resistência a interferências eletromagnéticas, mas a capacidade de transferência de dados fica para trás quando novas possibilidades surgiram.

Cabos de par trançado

O cabo de par trançado, também conhecido como UTP, é formado por fios de cobre ou aço e isolados por plástico e estruturados em uma disposição trançada. Essa composição permite resistência às interferências eletromagnéticas ainda maior do que os coaxiais, além de também serem mais flexíveis.

Fibra óptica

A Fibra óptica utiliza fibras de vidro e transmite sinal de luz. Isso garante alta capacidade no envio e recebimento de informações mesmo a longa distância. Além da alta capacidade de conexão por causa do uso de sinais luminosos, essa tecnologia é fortemente resistente a interferências eletromagnéticas e raramente precisará de algum tipo de manutenção.

Dentre cada um dos tipos de cabeamento de rede citados até aqui você ainda encontrará diferentes categorias. Os Cabos Coaxiais podem ser divididos em 10Base2 e 10Base5, por exemplo. A diferença entre eles está na espessura, flexibilidade e custo.

A cabo de par trançado possui alguns modelos. Os de categoria 1 e 2 são os mais antigos e, enquanto o primeiro é mais usado em telefones, o segundo foi muito usado em redes Token Ring. Já os de categoria 3 foram desenvolvidos já para os sistemas de redes mais modernas, utilizando até 16MHz. E os de categoria 4, com qualidade superior ao anterior, chegam a sinalização de 20 Mhz.

Por fim, a Fibra óptica inclui a fibra monomodo (SMF) e a fibra multimodo (MMF), que se diferenciam especialmente pelo alcance da conexão. Geralmente, as redes internas optam pelo multimodo e as vastas redes de telecomunicação pelo monomodo, já que precisam de uma solução a longa distância.

As camadas de classificação de uma rede de cabeamento não para por aqui. Ainda, existem diferentes classificações que podem ser utilizadas em projetos de TI específicos, e você pode encontrá-las como Cat5, Cat5e e Cat6.

Essas nomenclaturas padronizam os cabos de rede de acordo com suas versões e melhorias. Resumidamente, elas atingem e suportam diferentes velocidades na transmissão de sinal ao longo do avanço da tecnologia.

Como escolher o melhor cabeamento de rede?

Agora que já esclarecemos algumas das principais informações sobre o assunto, o próximo passo é entender como escolher o melhor cabeamento de rede para sua empresa.

A princípio, vale ressaltar a importância de sempre conhecer e considerar as necessidades do seu negócio, bem como a de seus departamentos e metas estipuladas. Isso dará maior orientação para investir em uma estrutura que não se tornará insuficiente ou obsoleta com o passar do tempo.

A superioridade dos modelos de cabos é algo a se considerar, mas não é o fator mais importante no momento da escolha — afinal, eles podem não ser os mais adequados para o que você procura. Entenda quais cabos de rede de boa qualidade garantirão a performance do que sua empresa precisa, considerando questões de escalabilidade e, principalmente, de custos para atingir os objetivos traçados.

No final, sempre se torna muito difícil escolher um escolher um cabeamento de rede adequado com tantas especificações, ainda mais se você não é um profissional especialista no assunto. Por isso, contar com parceiros especialistas em soluções de TI, como a FindUP, pode ser uma excelente escolha para direcionar o seu investimento e ainda economizar.

Agora que você já conhece boa parte dos detalhes sobre esse assunto, que tal avaliar se realmente o seu negócio está no caminho correto para estruturar um cabeamento de rede de alta performance?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>