Hoje, quase todos os processos de uma empresa dependem de algum recurso tecnológico. Deixar que qualquer sistema, máquina ou ferramenta fique sem suporte de profissionais de TI é uma escolha bastante arriscada, pois além de prejudicar a execução do trabalho na organização, também dificulta a entrega de projetos, o desenvolvimento das equipes e, consequentemente, o alcance de metas e resultados.
Com o trabalho à distância sendo uma realidade impulsionada pelos anos de pandemia, o suporte técnico remoto se tornou uma necessidade ainda mais importante. Para os colaboradores, a inatividade dos meios de trabalho colabora para a ociosidade, e para os clientes, os problemas e falta de suporte acarreta insatisfação.
Por esses e outros motivos, grandes e pequenos negócios estão investindo cada vez mais em especialistas de TI, capazes de gerir e solucionar seus problemas de forma rápida, focada e estratégica, minimizando os impactos negativos que qualquer falha possa trazer.
Nessa situação, a contratação de parceiros terceirizados é uma escolha crescente entre muitas empresas. Confira como um parceiro de TI pode ajudar seu negócio a evoluir o suporte de TI remoto e considere as vantagens dessa escolha para a sua companhia.
1. Centralização da gestão e dos serviços
Quando a demanda de suporte é absorvida por um parceiro, você centraliza todos os requisitos de solução e transfere grande parte da administração para profissionais e equipes preparadas para lidar com qualquer adversidade técnica.
Além de tudo, quando a sua empresa opta por contratar o suporte especializado de TI, é possível dedicar mais atenção muito mais no core business do negócio. Isso quer dizer que o seu foco pode estar voltado para as principais atividades da organização, sem precisar se preocupar com problemas e questões técnicas. Desse modo, os processos ficam otimizados e os processos mais estruturados, o que gera mais benefícios para os colaboradores, clientes e empresa.
2. Técnicos de TI capacitados
Nenhuma inovação ou estratégia tecnológica é completa sem os cuidados de um bom profissional de TI. Ao escolher uma empresa parceira, você tem a garantia de que os técnicos serão capazes de entender e solucionar todos os problemas e demandas do negócio, do mais simples ao mais complexo.
Uma empresa especializada em tecnologia precisa manter uma equipe gabaritada e atualizada. A FindUP, por exemplo, dispõe de uma rede de profissionais altamente capacitada para realizar atendimentos de suporte de TI remoto, além de toda infraestrutura de gestão e priorização de chamados.
3. Alta disponibilidade
Outro quesito que pode evoluir ainda mais o seu suporte de TI remoto é contar com a alta disponibilidade que as empresas parceiras oferecem. Com esse benefício, fica mais fácil solucionar imprevistos e urgências que podem acontecer dentro ou até mesmo fora do horário comercial. Por consequência, essa prática ajuda no aumento de produtividade e evita ociosidade entre os colaboradores por paradas ou falhas repentinas.
4. Análise e priorização
No processo do suporte de TI existem algumas considerações sobre os níveis de atendimento — e isso também serve para o modelo de atendimento remoto. Essa análise e divisão ajuda na priorização dos chamados e solicitações, que podem ser divididos entre os níveis N1, N2 e N3.
O primeiro grau de contato é o mais simples, com resolução menos complexa. Se o pedido é diagnosticado com a necessidade de um nível de entendimento maior ele é encaminhado para o segundo grau de atendimento, que trata de problemas intermediários. Por fim, o terceiro e último nível resolve questões técnicas mais complexas. Vale acrescentar que essa análise e priorização também pode ser considerada a partir do uso das metodologias de atendimento Help Desk e Service Desk.
Contudo, priorizar as demandas de suporte de TI, sejam elas remotas e presenciais, não é uma tarefa fácil. Essa decisão pode impactar diretamente no fluxo de operações muito importantes. Por isso, contar com especialistas que absorvam esse nível de responsabilidade e saibam como analisar e priorizar as suas demandas é um grande passo para evoluir seu suporte de TI.
Como escolher uma empresa especialista em suporte de TI remoto?
Decidir pela melhor empresa para as necessidades do seu negócio é uma tarefa muito importante, principalmente para as organizações que desejam se tornar cada vez mais competitivas e tecnológicas em meio a tantas tendências. Por isso, buscar referências e analisar se o portfólio de soluções oferecido pode ser um bom começo.
Várias empresas não conhecem os benefícios que a terceirização de suporte de TI remoto pode trazer. Essa alternativa colabora para que sua empresa economize recursos para focar em outras necessidades. Além disso, o suporte especializado oferece mais segurança e tranquilidade sobre a gestão de chamados, sabendo que serão devidamente priorizados e resolvidos.
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