fbpx

4 passos para melhorar a gestão orientada por dados 

gestão orientada por dados

Nos de hoje, a gestão e a cultura organizacional orientada por dados se tornou um dos principais diferenciais competitivos das empresas. As informações, quando estrategicamente tratadas e analisadas para direcionar as tomadas de decisões, se transformaram em um dos recursos de maior importância para os negócios em geral.

Isso quer dizer que as companhias deixam de lado suas visões de “achismo” e passam a agir com mais inteligência, projetando os melhores cenários para saber como agir. No entanto, implementar uma gestão norteada por dados não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso trabalhar na construção de um ambiente favorável à geração e uso das informações.

Os dados por si só não cumprem sua função de valor. As pessoas precisam de ferramentas e fundamentos que facilitem o processo de cruzamento e análise de dados para geração de insights. Desse modo, os processos e atividades do dia a dia, bem como importantes projetos e etapas de planejamento, se tornam organizações guiados pelos dados.

Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas e passos que vão te ajudar a melhorar sua gestão orientada por dados. Confira em detalhes os cenários e benefícios de uma cultura data driven e entenda como ela pode transformar sua organização. Boa leitura!

O que é a gestão orientada por dados?

Em sua forma mais simples, a gestão de dados consiste na administração das informações de uma empresa. Sendo assim, uma gestão orientada por dados utiliza estes recursos para tomar decisões mais assertivas, guiar suas ações e fortalecer a estratégia de uma companhia.

A base dos processos gerenciais de um negócio orientado por dados é a análise de informações. Ela não contempla apenas as situações mais importantes de tomada de decisão, mas também impacta positivamente na otimização das rotinas e fluxos de trabalho da companhia, trazendo todo apoio de históricos, indicadores e métricas para os processos do dia a dia.

É comum que a gestão orientada por dados tenha o apoio de diferentes soluções de TI, como o Big Data, BI (Business Intelligence), Machine Learning e outras. Assim, a empresa consegue organizar e cruzar uma quantidade maior de registros. Isso permite que as diferentes áreas e seus gestores contem com a ajuda dos dados para construir um ambiente cada vez mais inovador e direcionado à cultura data driven.

As vantagens da gestão orientada por dados

Até aqui, já conseguimos identificar diversas vantagens que a gestão orientada por dados pode trazer. Além de todas as questões de direcionamento, otimização e assertividade, essa cultura data driven traz informações que reduzem riscos e prejuízos de modo geral, mas principalmente quando abordamos questões de investimento.

Essa prática também é uma das grandes responsáveis pela identificação de tendências e antecipação de problemas. Isso pode acontecer ainda nas primeiras etapas de tratamento e integração dos dados, por exemplo.

A gestão por dados também colabora para a construção de uma equipe mais independente e profissionais cada vez mais proativos, o que contribui diretamente na qualidade das entregas e melhoria dos resultados do negócio. Consequentemente, um ambiente data driven ajuda no aumento de vendas, simplificação de processos, aumento de satisfação do cliente e muito mais.

4 passos para melhorar a gestão orientada por dados

Para entender o que fazer para melhorar a gestão orientada por dados na sua empresa, listamos 4 passos que vão te mostrar como evoluir e aproveitar cada vez mais essa cultura de informação. Confira!

1. Incentive o uso de dados em todos os processos

Capacitar e motivar seus colaboradores sobre o uso de dados na rotina de trabalho é fundamental para que todos estejam cada vez mais familiarizados com seu uso no dia a dia. Desse modo, qualquer função ou jornada estará embasada e orientada por dados da maneira mais natural possível — por consequência, as pessoas se sentem cada vez mais seguras em articular e utilizar esses recursos.

2. Automatize o gerenciamento de dados

Considere usar soluções e ferramentas que facilitem o uso dos dados. De modo geral, esses recursos são responsáveis por armazenar, gerenciar e proteger informações prioritárias, mas priorizar a adoção de tecnologias que ajudem na automatização de qualquer processo possa acelerar ou facilitar o uso dos dados pode ajudar a  desenvolver ainda mais sua cultura data driven.

3. Aposte na integração e expansão dos dados para gerar mais valor

Identificar e desenvolver uma boa estrutura de dados, bem como seus conjuntos e taxonomias, torna os processo de integração e mapeamento mais eficazes. Ao mesmo tempo, é preciso que as áreas e, principalmente, as lideranças estejam em constante comunicação. Isso ajuda a ter uma visão holística e fora dos cenários de departamento, além de ser um ótimo caminho para encontrar novas oportunidades.

4. Conte com empresas e profissionais especialistas no gerenciamento de dados

Para terminar, busque por empresas e profissionais especialistas no gerenciamento de dados. Esse é um passo ainda mais fundamental para empresas que não possuem setores dedicados à essa disciplina. Hoje, existem cargos totalmente focados na gestão e uso de dados, mas essa também é uma prática que pode contar com o apoio do profissional de TI.

Ainda, você pode contar com a orientação de empresas especialistas em soluções para gestão de dados. A FindUP, apesar de estar focada em problemáticas de TI, entrega uma visão data driven em todos os serviços oferecidos, desde a gestão de pessoas até a manutenção, instalação e cuidado de recursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>