fbpx

A função das soluções de TI na empresa

As soluções em T.I assumiram um papel de protagonismo no dia a dia das empresas. E se, até pouco tempo, investir em tecnologia era coisa de grandes empresas, essa realidade mudou totalmente.

Atualmente, com o avanço da tecnologia digital, empresas de pequeno e médio porte podem competir de igual para igual com grandes players do mercado. A acessibilidade tecnológica trazida, principalmente pela computação em nuvem, tornou muito mais barato e rápido adquirir soluções e serviços tecnológicos para dar suporte e otimizar as operações.

Veja em nosso artigo, 4 soluções de TI que toda empresa precisa conhecer:

1. Conexão com a internet de alta velocidade

Com internet de alta velocidade e em pleno funcionamento, a comunicação interna e com o mercado está garantida. E isso faz toda a diferença em um mercado que não para de evoluir e se tornar mais e mais competitivo.

A otimização da infraestrutura de TI deve, necessariamente, contemplar os links de internet. Isso porque eles são serviços que garantem disponibilidade de conexão e transmissão de dados. Também são responsáveis por conectar os computadores em rede a um provedor de internet e evitar congestionamentos, indisponibilidades e lentidão na operação.

Portanto, além de garantir internet de alta velocidade, é importante ter mais que um link. Assim, quando um fica sobrecarregado, ou apresenta alguma falha, há sempre outro para garantir que a conexão não será perdida.

2. Cloud Computing: virtualização da infraestrutura promove escala tecnológica

Outra solução importante é a cloud computing (computação em nuvem). Ela é a prática da virtualização dos hardwares e softwares que compõem a infraestrutura tecnológica. Isso significa que, em vez de investir em equipamentos e soluções internamente, é possível obter os recursos de um provedor via internet.

A cloud computing é a responsável por dar escalabilidade tecnológica as empresas que não dispõem de grandes orçamentos para montar uma estrutura tecnológica à altura de suas ambições de negócios.

E o mais importante: a cloud computing pode reduzir os custos significativamente, pois a empresa paga somente pelos recursos que utilizar (como se fosse a conta de energia elétrica, por exemplo).

Existem inúmeros serviços baseados em cloud computing. Dentre eles, destacam-se:

  • Armazenamento de dados (cloud storage);
  • Backup online (cloud backup);
  • Plataforma como serviço (PaaS);
  • Servidores virtuais (cloud server).

3. Mobilidade: dispositivos e aplicações mobile facilitam colaboração e trabalho remoto

Atualmente, por meio de aplicativos e softwares que podem ser acessados via internet e com quaisquer dispositivos (tablet, smartphone, notebook), é possível ganhar mobilidade e potencializar negócios. Quatro paredes dos escritórios não são mais os limites de uma empresa.

Uma equipe de vendas, por exemplo, que vai a campo, pode se beneficiar da mobilidade. Ao invés de enviar e-mails ou fazer ligações para colocar um pedido no sistema da empresa, com uma solução mobile, os vendedores podem imputar os dados onde quer que estejam, desde que conectados na web. Assim, ganham tempo, atendem mais clientes e geram mais negócios.

4. Outsourcing: terceirização de manutenção de serviços de T.I otimiza os investimentos

Por fim, quando falamos em soluções em TI para empresas médias, o outsourcing (terceirização) de serviços de manutenção é uma das principais. Em vez de se preocupar com a criação de um departamento de TI — que pode custar muito caro, por englobar contratação de pessoal, aquisição de equipamentos, etc —, é possível aproveitar serviços prestados por empresas especializadas sempre que necessário.

Um bom exemplo disso são os serviços prestados por meio de plataformas que conectam as empresas aos técnicos via aplicativo. Neles, o gestor só precisa acionar o técnico que está mais próximo e receber atendimento imediato. Em seguida, basta realizar o pagamento por cartão de crédito. Tudo rápido, sem burocracias.

A terceirização diminui os custos, garante qualidade de serviços e libera as empresas para se dedicarem em seu core business, deixando os detalhes técnicos com profissionais 100% dedicados a eles.

E, no quesito de terceirização de serviços de manutenção, nós podemos ajudar, com soluções em T.I específicas para seu negócio. Entre em contato agora mesmo e saiba como!