fbpx

Em ambientes corporativos, equipamentos de tecnologia têm se mostrado cada vez mais indispensáveis. Atualmente, é praticamente impossível imaginar uma empresa que não recorra a algum recurso tecnológico. Nesse contexto, o maior exemplo são os computadores, esses equipamentos se tornaram verdadeiros “funcionários” da empresa. Podem ser diretamente responsáveis por executar, ou facilitar a execução de inúmeras tarefas dentro de um ambiente.

Por isso, negligenciar cuidados com computadores pode significar prejuízos. Além disso, é importante lembrar que essas máquinas, geralmente, são caras, logo, podem demandar altos investimentos na sua aquisição. Mais um bom motivo para mantê-los sempre com a manutenção em dia. Sabendo da importância desses equipamentos, separamos a5 cuidados com computadores da empresa para usá-los por mais tempo. Confira!

1. Realizar manutenção preventiva

Adotar uma política de manutenção preventiva é, sem dúvida, a forma mais eficiente de cuidar dos computadores de uma empresa. Com essa prática, os computadores serão periodicamente checados. Pontos como temperatura, limpeza, hardware e antivírus podem ser analisados, assim, caso haja problemas, poderão ser resolvidos antes que se agravem. Uma boa dica é contratar empresas como a FindUP que são especialistas neste tipo de serviço, assim sua empresa pode se preocupar com outras atividades não menos importantes.

2. Evitar o compartilhamento entre muitas pessoas

Geralmente, quando um computador é utilizado por muitas pessoas, ele tende a apresentar problemas com mais facilidade. Não são todas as pessoas que têm os mesmos cuidados com o aparelho. Assim, se possível, defina quais máquinas serão usadas por determinados funcionários. Isso fará com que eles cuidem dos computadores como se fossem seus, suas ferramentas de trabalho e que precisam estar organizadas e funcionando sempre.

3. Ter cuidado com as mídias externas

A transferência de arquivos entre computadores por meio de pendrives, HD’s, externos e, até mesmo, por dispositivos móveis é muito comum em empresas. Entretanto, essa prática pode danificar os computadores, caso essas mídias sejam infectadas por algum malware.

Para minimizar esses riscos, é recomendável manter os programas de antivírus sempre atualizados e formatar esses pendrives e HD’s periodicamente.

4. Manter os computadores em local adequado

O armazenamento dos computadores de uma empresa em local apropriado, também contribui para a conservação dos mesmos. É recomendado colocá-los sempre longe de onde haja a incidência direta de luz solar. Além disso, dê preferência para locais onde a circulação de ar seja boa, pois os computadores aquecem quando em funcionamento, e necessitam de ventilação para evitar superaquecimento.

Outra dica é colocar em locais de fácil acesso, onde seja possível manusear os cabos, realizar algum reparo ou manutenção, e fazer a limpeza do aparelho com facilidade.

5. Ter sempre um bom técnico à disposição

Ter um bom profissional de informática à disposição da sua empresa é, sem dúvida, uma dica fundamental para uma boa rotina de cuidados com computadores. Esse profissional é quem dará o suporte necessário e saberá solucionar, com agilidade, a maioria dos problemas relacionados a esses equipamentos, identificando com mais precisão as falhas e a melhor forma de solucionar. Isso proporciona uma economia, evitando gastos desnecessários.

Por fim, também é importante mencionar que, mesmo seguindo essas dicas, computadores sempre estão sujeitos a falhas. Assim, é fundamental que a empresa tenha uma rotina de backups dos seus dados para evitar a perda de informações importantes, caso isso aconteça.

Gostou das dicas sobre os cuidados com computadores da sua empresa para prolongar suas vidas úteis? Ainda tem alguma dúvida? Sinta-se à vontade para interagir conosco. Deixe seu comentário abaixo!