fbpx

O ritmo em que produzimos e consumimos informações se tornou acelerado. Pessoas fornecem noções que explicam muitos de seus comportamentos através dos dados. E hoje, o crescimento das organizações é apoiado, principalmente, na troca e na absorção de informações. Dessa forma, este se tornou um dos principais ativos das instituições, pois ele embasa os direcionamentos sobre estratégias e decisões importantes que uma empresa precisa tomar. Por isso, e pelo cenário transformador em que vivemos, a preocupação com o armazenamento e backup de dados tornou-se imprescindível para todos nós. 

Essa prática não é relativa a uma simples centralização de informações. Ela é uma das principais responsáveis pelo compartilhamento e recuperação de dados, mas também possibilita o trabalho remoto e assegura a proteção digital, que em tempos de crescentes ataques hackers se faz cada vez mais necessário. 

Por este motivo, conhecer todos os recursos disponíveis no mercado de tecnologia para a proteção virtual dos dados de sua empresa pode trazer vantagens em muitas instâncias e evitar ações que prejudiquem o seu negócio. Neste artigo, você poderá conferir tudo o que precisa saber sobre backup e armazenamento de dados. 

O que é backup ou armazenamento de dados?

O backup é o termo que nomeia o processo de cópia de informações para outro espaço digital. Todos os tipos de dados, arquivos e até mesmo discos podem ser hospedados em um armazenamento secundário, em que as informações estarão protegidas de qualquer ação externa ou ameaça de acesso não autorizado. 

Antes, era usual que esse local de segurança de dados alternativo fossem em pen drives ou HDs, mas com os avanços tecnológicos dos últimos anos, já podemos hospedá-los no que hoje é chamado de nuvem. A nuvem é um espaço que acomoda as informações em um ambiente online, utilizando um provedor de computação e descartando a necessidade da compra de uma infraestrutura física para guardar estes dados. Este é um serviço oferecido com nível de capacidade, além disso, ele possibilita maior agilidade, escalabilidade e o acesso de informações em qualquer lugar, a qualquer momento.  

Além de armazenar um grande volume de dados, a nuvem garante proteção de possíveis ataques virtuais, pois os acessos são condicionados a autorizações estabelecidas previamente. Qualquer pessoa com acesso a este espaço online de armazenamento consegue depositar informações e, diariamente, este recurso é aprimorado para contribuir no desenvolvimento das organizações e na simples segurança dos dados de pessoas físicas. Apesar de qualquer coisa, é primordial que as empresas entendam a importância da realização de backups contantes

Por que é importante realizar o backup de dados nas empresas?

Sua empresa faz backup de dados regularmente? Realizar o armazenamento de dados é essencial por muitos motivos, mas o seu principal reflexo é agregar para o desenvolvimento do negócio. Os dados de todos os setores podem ser carregados e guardados no mesmo ambiente virtual, livrando as ferramentas de trabalho do dia a dia — como notebooks, smartphones, maquinas e outros dispositivos — do peso de acumular tantas informações, correndo o risco de comprometer o desempenho da rotina corporativa com lentidões,  sobrecargas e até perdas de arquivos. 

Além disso, o armazenamento garantirá toda a segurança da informação. Em geral, somente os profissionais autorizados tem acesso a este sistema. Essa responsabilidade é incumbida ao setor de TI da empresa, área que deve estar preparada para lidar com todo planejamento estratégico de segurança e backup da organização. 

A exposição de dados pode acarretar muitos malefícios, como danos financeiros e perda de credibilidade da empresa frente aos públicos e ao segmento do mercado. Dados perdidos podem significar desperdício de tempo, pois o desaparecimento de informações sem backup leva mais de meses para serem recuperados. Num cenário de invasão, em que seja necessária a investigação do ocorrido, pode haver a perda de produtividade dos colaboradores e até mesmo a paralisia das atividades da empresa. 

São diversas as desvantagens de não se investir em armazenamento de dados e backups, tenha você um grande, médio ou pequeno negócio. Todas as organizações tem sofrido influência do cenário de mobilidade corporativa no qual nos encontramos, onde os dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, e este contexto faz com que os formatos de armazenamento sejam desenvolvidos para simbolizar um investimento de valor. Mas até aqui, muitas opções já estão disponíveis para agregar na segurança dos dados da sua empresa. Conheça a seguir alguns dos principais tipos de backup e suas características

Tipos de armazenamento de dados

Os modelos de armazenamento de dados e backups não são iguais. Eles podem atender diferentes necessidade e comportar determinadas quantidades de informações. Por isso, é importante que sua empresa compreenda o formato que melhor atenderá as demandas do negócio. Confira:

Backup simples

O backup simples é o armazenamento que chamamos de “doméstico”. Geralmente feito por pessoas físicas, esse é o processo de transferência de arquivos para um dispositivo a parte, como pen drives, CDs, HD externo e outros.

Backup completo

O backup completo efetua a cópia de arquivos para transferi-los para outro espaço online, como a nuvem ou qualquer outro local de armazenamento. Apesar de ser apenas um dos tipos de backup que garante a segurança de dados, essa é uma opção que necessita de muito espaço para o carregamento de dados. Além disso, por conta do volume de informações que as cópias geram,  existe uma influência direta na execução e velocidade para que o processo de transferência de dados seja finalizado. 

Backup incremental

O backup incremental é indicado quando existe um grande volume de dados gerados e é um dos modelos que melhor pode atender as empresas. Ele faz uma cópia de dados que foram alterados. A versão anterior de arquivos e informações que foram copiadas ou alterados por um colaborador são salvas constantemente. Além de ser considerado mais rápido que as demais opções, talvez o maior ponto positivo deste modelo é que o backup ocorre de forma totalmente automática.

Backup incremental contínuo

O backup incremental contínuo é parecido com sua outra versão, mas automatiza todo o processo de recuperação de dados sem precisar monitorar quais foram as informações perdidas e quais bancos de dados precisam ser recuperados. O espaço de armazenamento exigido é menor e as vantagens são inúmeras. 

Backup diferencial

Por fim, o backup diferencial também é parecido com outro modelo, o incremental. Mas, nesta opção, as cópias são feitas das informações que foram alteradas e não dos arquivos anteriores à modificação. Ele executa o armazenamento de forma periódica e precisa de um pouco mais de espaço de carregamento do que alguns outros tipos. 

Viu só como a sua empresa tem opções para se manter segura? Um modelo de backup pode complementar o outro, basta selecionar e investir naquele que melhor atende os seus objetivos. Investindo na estrutura de armazenamento de dados ideal, seu negócio pode aproveitar oportunidades e mitigar qualquer problema futuro. Empresas de TI especializadas na prestação de serviços da área, com a FindUP, conseguem auxiliar no disgnóstico, escolha e administração de backups e toda infraestruturada necessária. Proteja o seu negócio e continue alavancando resultados, solicite uma demonstração.