Com a transformação digital em todo mundo, muitas organizações estão utilizando sistemas de seguranças cada vez mais atualizados, com o objetivo principal de proteger os dados de ataques online, acessos não autorizados ou qualquer situação que venha trazer prejuízos. À medida que notícias de violação de dados e hackers se tornam cada vez mais preocupantes, a mudança contínua nas tecnologias também implicam em mudanças nas tendências em gestão de segurança. Por exemplo, devido à pandemia, houve uma rápida transição de trabalhadores para o home office, segundo a  Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram esse modelo, em contrapartida, a América Latina ainda tem um deficit aproximado de 600 mil profissionais especialistas em cibersegurança, conforme relatório do (ISC)²

Embora nada possa garantir um futuro livre de incidentes, é possível tomar medidas para ajudar a preparar sua empresa para eventuais cenários. Sendo assim, a FindUP decidiu explicar quais são as tendências em gestão de segurança da informação e formas de preparar a sua empresa para as novas formas de proteção.

O que é gestão de segurança da informação?

A gestão de segurança da informação é uma atividade que cabe a um especialista em cibersegurança ou a um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), que considera todos os pontos para garantir uma proteção completa da infraestrutura tecnológica da empresa. Ou seja, a gestão de segurança da informação trata da administração das medidas protetivas, cuidando para que todos os dados da empresa mantenham-se protegidas. O acompanhamento das tendências em gestão de segurança da informação é fundamental para garantir a implementação assídua de novas metodologias de cibersegurança. Além disso, formas ultrapassadas de segurança digital não garantem sucesso na proteção de dados. 

5 tendências em gestão de segurança da informação

A segurança da informação é responsável por ditar o rumo das novas soluções e estratégias de cibersegurança. Até 2025, as tecnologias e estratégias relacionadas a essas tendências atingirão um nível de maturidade que oferece aos líderes recursos valiosos no esforço de proteger os negócios digitais. O resultado é um ambiente de tecnologia dinâmico onde a continuidade das operações de negócios – e, em última instância, a competitividade do mercado – dependerá de proteções cibernéticas robustas. Estamos em um momento em que o trabalho para construir um futuro digital mais seguro é fundamental para ajudar nossa sociedade a se recuperar e sair desta crise com confiança e resiliência. Para fazer isso, veja abaixo às cinco tendências em gestão de segurança da informação que a FindUP separou para você!

1. Cloud Computing como armazenamento descentralizado

A transformação digital facilitou a implementação do cloud computing (computação em nuvem, em português) e hoje este serviço permite a descentralização de processos e segurança extra aos dados de parceiros e clientes. A partir dessa tendência de segurança digital, um gestor consegue enviar informações importantes em uma área exclusiva e adicionar medidas protetivas digitais extras.

2. Adaptação da infraestrutura digital à Lei Geral de Proteção de Dados

A lei 13.709/2018, popularmente conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor em agosto de 2020 e agora empresas que lidam com dados sigilosos precisam se adaptar aos requisitos obrigatórios. Essa é uma das tendências em gestão de segurança da informação mais importantes, pois o seu não cumprimento pode resultar em multas de até 2% do faturamento da sua empresa.

3. Combate ao Ransomware 

A prática do ransomware tem se popularizado cada vez mais e a forma de evitá-la é reduzir ao máximo falhas presentes na sua plataforma e manter a sua empresa com medidas protetivas em funcionamento constante. O ransomware consiste em tomar controle do seu site, plataforma e/ou aplicativo e liberá-lo após um pagamento ou alguma informação comprometedora, funcionando como um sequestro digital com o destino da sua empresa em jogo.

4. Implementação da 2FA

Também conhecido como Identificação por 2 Fatores, a 2 Factor Authentication (2FA) tem sido extremamente eficaz na segurança digital das empresas e hoje está entre as principais tendências em gestão de segurança da informação.

A prática reduz a possibilidade de que malwares e robôs aprendam a senha utilizada pelos seus colaboradores e usuários da sua empresa. Uma vez implementada, a 2FA solicita apenas duas etapas de verificação, podendo ser a sua palavra-chave e o seu polegar, por exemplo. Nos próximos anos, a 2FA deverá ser adotada por ainda mais empresas e garantirá segurança para processos internos e externos.

5. Segurança facilitada por meio do Field Service

A segurança da informação requer habilidades especializadas. Para muitas organizações, terceirizar faz mais sentido do que ter funcionários para cuidar de tudo. Por meio do Field Service, por exemplo, você obtém acesso à experiência sem precisar contratar especialistas em tempo integral. Ele deixa você livre para se concentrar em seus negócios com a confiança de que seus sistemas de TI estão bem protegidos.

Em geral, este tipo de serviço permite que você, gestor ou empresário, encontre um profissional especialista em TI e implemente medidas extras em relação à segurança do seu negócio ou faça manutenções preventivas.

Como implementar as tendências em gestão de segurança da informação?

Atualmente é possível acompanhar e implementar as tendências em gestão de segurança da informação a partir do serviço de Field Service. Com isso, a sua empresa conta com soluções de proteção digital e reparos urgentes de maneira rápida, fácil e com pouco custo.

A prática do Field Service consiste em terceirizar um serviço de TI a partir de um técnico especialista. Porém, a FindUP criou uma prática revolucionária e hoje conta com diversos técnicos espalhados por mais de 790 cidades brasileiras. Além disso, você, gestor ou empresário, realiza toda a gestão das atividades na plataforma elaborada para ser fácil de navegar e bastante intuitiva.

Assim, os passos se resumem em escolher o porte do serviço Field Service, definir o escopo do seu projeto e esperar o especialista chegar na sua empresa, podendo acompanhar todos os avanços do projeto de maneira detalhada pelo site. Para uma demonstração gratuita das soluções revolucionárias de Field Service da FindUP, basta entrar em contato.