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O setor de tecnologia é demasiadamente competitivo, e obter redução de custos exige o  aumento da produtividade. Sabe-se que para crescer em resultados, é preciso buscar  iniciativas que melhorem o desempenho e o rendimento da equipe.  Neste cenário, os gestores de TI, tem o desafio de estimular a execução das entregas simultaneamente, com a ampliação da qualidade dos serviços. Como fazer isso? Veja algumas dicas para melhorar a produtividade do seu time.

1. Estabeleça metas tangíveis

Reestruture a rotina de trabalho da equipe, dividindo cada um dos objetivos em metas. Convoque reuniões e sempre comunique os motivos que estão por trás da mudança. Tome o cuidado necessário para que as metas sejam tangíveis. Essa ação visa facilitar o acompanhamento — tanto o seu quanto o da equipe — em relação ao trabalho que é desenvolvido.

Desta forma, é possível visualizar melhor cada avanço que a equipe faz, pois, basta conferir quantas metas estabelecidas foram finalizadas. Uma equipe de trabalho só se dedica com afinco quando se sente parte do projeto e, de certa forma, idealizadora da missão estabelecida.

2. Pratique a descentralização

Aproveite o redesenho que foi feito no tópico anterior para descentralizar determinadas tarefas. Verifique quais são os possíveis gargalos dentro da equipe e distribua todas as responsabilidades de maneira igual.

As tarefas mais importantes não devem ser aprovadas somente por você ou um membro da sua equipe. Coloque mais gente nessa função, evitando a sobrecarga e um consequente atraso na liberação do projeto. Avalie os membros da sua equipe e dê o devido valor a cada um deles. Torne-os mais independentes e incentive a autogestão, na qual cada um é mais responsável por si.

3. Desenvolva uma política de treinamento

Para melhorar a produtividade do seu time de TI, desenvolva uma política de treinamento e capacitação. Faça um levantamento com a equipe para identificar quais são as maiores dificuldades. Se possível, chame um profissional mais experiente para dividir o conhecimento com todos ou incentive a matrícula em cursos de capacitação.

A política de treinamento tem como benefício manter os profissionais da sua equipe sempre atualizados com as práticas mais atuais do mercado e cada vez mais produtivos, o que tornará a sua empresa mais competitiva.

4. Otimize a rotina com o uso de ferramentas

Ferramentas como Trello e Jira, bem como a metodologia Scrum são capazes de otimizar a rotina de trabalho da equipe de TI. A metodologia Scrum é útil na gestão e planejamento de projetos de software. Nela, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprints, nos quais cada um tem o seu próprio conjunto de atividades que deve ser executado.

Diariamente, a equipe faz uma breve reunião com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar as tarefas que serão executadas no dia. Já as ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello e Jira, que estão entre as principais do mercado, oferecem painéis com o andamento de todas as tarefas desenvolvidas pela equipe. Permitem metrificar a produtividade e saber com quem está cada trabalho.

5. Terceirize uma parte do trabalho

Para evitar a sobrecarga e melhorar a produtividade do time, você também tem como opção terceirizar uma parte do trabalho. No caso da área de TI, essa ação permite que sua equipe permaneça mais tempo com foco em seus principais processos de negócio.

Terceirizando determinadas atividades, torna-se possível simplificar a operação e economizar tempo, esforço, recursos humanos e custos de modo geral. O ganho em flexibilidade é grande, possibilitando a realização de mudanças exigidas pelo mercado. A terceirização de TI é uma forma de dar ao seu negócio uma vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que ele se torna mais produtivo.

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