fbpx

Técnicas de otimização das rotinas de trabalho são criadas e implementadas a todo momento em vários segmentos de mercado, inclusive no de Tecnologia da Informação. O aumento da complexidade sobre o uso de sistemas de informação é uma consequência positiva sobre os avanços na área de tecnologia

Neste quesito, a variedade dessas demandas exigiu melhores práticas de gestão e organização para aumentar o desempenho dos serviços no setor de TI. É neste cenário que surgiu também o ITIL, um conjunto de práticas criadas para melhorar a coordenação da área de TI e servir como um guia de processos.

O ITIL é um termo e uma operação ainda em ascendência. Não existem muitos casos compartilhados sobre a sua aplicação, mas sua execução é o caminho ideal para aprimorar a gestão de TI de qualquer organização.

Então que tal descobrir se o seu negócio está apto para assumir essas medidas? Consulte mais detalhes sobre o que ITIL em TI, qual sua importância para este departamento e para sua empresa.  

O que é e para que serve o ITIL? 

O ITIL, sigla que compreende o termo Information Technology Infrastructure Library, é uma metodologia que reúne e indica uma série de boas práticas sobre a gestão de TI.

homem com dúvida - itil

Essa abordagem inclui processos relacionados a todas as tarefas, pois envolve setores estratégicos e operacionais em um único racional, colaborando para construir uma área escalável e estável, que ofereça o melhor serviço para todos os seus públicos de atendimento. 

O objetivo inicial do projeto britânico do qual o ITIL foi derivado era padronizar e documentar os melhores processos de gestão de TI. Hoje, o conceito tem o intuito de garantir a qualidade das entregas do setor, através de processos que de fato foram registrados como importantes para a rotina de TI. 

Ele engloba procedimentos que podem ser organizados conforme o core business da empresa e as disciplinas que o TI precisa desempenhar nela. Geralmente, seu intuito será sempre assegurar uma administração eficaz para garantir a melhor experiência de quem utiliza os serviços da área.

Principais conceitos do ITIL 

Os processos denominados ITIL abrangem um conjunto de itens também chamados biblioteca ITIL. Ela é dividida e organizada em algumas áreas de orientação. Confira: 

1. Estratégia de serviço 

Consiste no direcionamento correto das atividades dos profissionais de TI. Essa ação deve ser pautada no entendimento das necessidades do cliente final para estabelecer as mudanças e melhorias estratégicas necessárias no escopo de serviços do setor.  

2. Design de serviço

Esse fator consiste no mapeamento e análise dos profissionais de TI e de suas competências. Dessa forma, é possível traçar planos de otimização de processos para fazer entregas com maior agilidade e qualidade.

3. Transição de serviço 

Se trata da entrega e validação do serviço prestado. Essa etapa foca na avaliação e melhoria das operações e entregas do setor de TI. Caso sejam detectadas oportunidades de evolução, a transição é feita. Vale lembrar do cuidado necessário nesta execução, pois promover mudanças estruturais reflete diretamente na cultura organizacional e na rotina dos colaboradores.

4. Operação de serviço 

Esse tópico acompanha os trabalhos do dia a dia, a fim de assegurar que as entregas estão cumprindo as expectativas de prazo e qualidade — na maioria das vezes já determinado pelo SLA. O acompanhamento da operação de serviço ajuda as lideranças, de forma direcionada, a entender a efetividade dos serviços e prestar o suporte necessário em caso de falhas.

5. Melhoria de serviço continuada 

Por fim, as etapas da biblioteca ITIL também compreendem níveis de melhoria contínua. Essa fase tem o objetivo de revisar e aplicar melhorias nos processos e entregas finais, seja na identificação de oportunidades ou correção de erros.  

itil

Qual a importância do ITIL para a empresa?

A aplicação do ITIL melhora o desempenho dos profissionais, pois garante que as tarefas e processos fiquem bem definidos dentro de uma equipe, dando espaço para entender e estabelecer as prioridades do setor conforme a estratégia e a urgência da atividade. 

A redução de gastos também é um benefício dessa biblioteca, já que as boas práticas mitigam falhas que podem trazer prejuízos a qualquer recurso, principalmente financeiro.  

Ainda, é imprescindível destacar que grande parte das condutas que compõem o ITIL tem grande foco no público final, o que consequentemente garante mais satisfação para o cliente

A metodologia minimiza incidentes que pode afetar a entrega em qualquer instância, seja em prazo, processo ou qualidade. O monitoramento de todos os cenários embasados no ITIL controla todos os possíveis cenários de risco e melhora a experiência do cliente.