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Outsourcing de TI: o que é e como pode ajudar sua empresa?

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As tecnologias se tornaram o grande diferencial de muitas empresas nos dias de hoje. Buscar por soluções estratégicas que tragam mais competitividade ao negócio faz parte da rotina de muitos profissionais do setor de TI, pois as chances de melhorar os resultados e alcançar os objetivos da empresa tornam-se ainda maiores.  

Atualmente, existem muitas soluções capazes de melhorar o fluxo de serviços de uma organização e da própria área de Tecnologia da Informação. No entanto, o outsourcing de TI é um método que vem se destacando há algum tempo, trazendo suporte e gerenciamento mais flexível e econômico para a TI das empresas.  

Companhias do mundo todo têm investido nesse tipo de solução. Afinal, ter um departamento dedicado, com profissionais especializados e uma infraestrutura de TI que atenda à todas as necessidades do negócio, gerando altos gastos, é uma realidade que nem todas as empresas conseguem assumir. E, por isso, o outsourcing de TI se tornou uma opção estratégica para muitos empreendedores e líderes da área.  

Neste conteúdo, você pode conferir todas as informações sobre o que é outsourcing de TI, como funciona e porque vale a pena contratar. Entenda também suas principais vantagens e saiba por onde começar na hora de garantir o serviço.  

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI é um modelo de serviço terceirizado. Nesse caso, a sua empresa pode contratar a mão de obra externa e especializada para qualquer atividade que envolva a gestão de TI da empresa, como manutenção, instalações, suporte de TI e muito mais.  

Essa prática pode ser adotada para suprir demandas pontuais, projetos específicos ou atividades mais prolongadas. O tipo de serviço entregue dependerá da avaliação e necessidade do seu negócio.  

O outsourcing de TI é muito comum no ambiente de pequenas e médias empresas, mas as grandes organizações também têm optado pelos fornecedores parceiros — principalmente o varejo. Além de contar com profissionais e equipes especialistas em TI, não é preciso grande investimento em pessoas ou infraestrutura para se obter bons resultados.  

Com os cenários imprevistos e grandes instabilidades na economia — como aconteceu durante a pandemia da Covid-19 —, nem sempre existirão recursos para estruturar o destinar a um departamento de TI. Nesse sentido, o serviço de terceirização tornou as estratégias de crescimento por meio da tecnologia ainda mais acessíveis.  

Além de tudo, o outsourcing de TI é uma tendência forte no mercado focado em empresas que não podem abrir mão da tecnologia da informação, mas que preferem priorizar o seu core business. Desse modo, os times estratégicos direcionam seus esforços para a execução de outras ações de evolução do negócio, enquanto o parceiro realiza toda a gestão dos profissionais e soluções de TI da empresa.  

Principais vantagens do outsourcing de TI

Como você acompanhou até aqui, os negócios contratantes do outsourcing de TI podem contar com muitos benefícios.  

Assim como todos os avanços da área de TI, o modelo tem ganhando força no Brasil e no mundo. No entanto, a situação do mercado — que advém de alguns anos — também reforça a necessidade de contar com os serviços terceirizados de tecnologia da informação.  

O Gartner Group, consultoria do setor de tecnologia, reforçou em uma pesquisa divulgada em 2021 sobre a falta de profissionais de TI qualificado para atender as demandas crescentes do mercado. De acordo com os estudos, existem muitas barreiras na escassez de talentos, mas a capacitação é a principal delas.  

Nesse contexto, vale considerar os movimentos, tendências e previsões do mercado de TI, bem como todas as vantagens que o outsourcing de TI pode trazer em detrimento disso.  

1. Redução de custos

Um dos principais motivos na busca pelo outsourcing de TI é a necessidade de reduzir custos operacionais. Afinal, ao contratar esse tipo de solução a empresa paga apenas pelo serviço terceirizado, enquanto o fornecedor se responsabiliza pelo gerenciamento do trabalho e do profissional ou equipe alocada. Além disso, os encargos trabalhistas, salários e demais despesas referentes aos profissionais de TI também ficam sob os cuidados da empresa especialista.  

Essa modalidade proporciona mão de obra qualificada para focar nas necessidades da sua empresa. Assim, você não precisará se preocupar com qualquer processo de treinamento do profissional ou estruturação de uma equipe.  

2. Foco em outras estratégias

A terceirização de TI se torna uma opção financeira e estrategicamente atraente para as companhias que desejam focar em outras vertentes importantes do negócio e não tem tempo, espaço ou necessidade de manter uma infraestrutura completa de TI.  

Optando pelo outsourcing de TI, o sentido da economia de custo expande para outras frentes, poupando não apenas dinheiro, mas tempo, recursos e pessoas. Desse modo, é possível focar em outras áreas também consideradas estratégicas, como as operações comerciais, produção, marketing e muito mais.  

3. Aumento de agilidade e eficiência

Já pontuamos aqui que o outsourcing de TI garante a efetividade do uso da tecnologia nos processos da empresa. Isso torna a rotina corporativa ainda mais ágil e otimizada, já que o serviço aloca profissionais altamente capacitados para atuar nas demandas que o seu negócio gera.  

A agilidade na resolução de problemas ou suporte de TI em qualquer questão são assegurados, pois as entregas são priorizadas e garantidas. Desse modo, você não precisará com a sobrecarga de profissionais internos ou até mesmo a disputa por pessoas capacitados no mercado, já que o outsourcing de TI fornece tudo o que sua empresa precisa.  

Como implementar o outsourcing de TI?

Toda nova estratégia começa com um bom planejamento. Por isso, antes de escolher um parceiro e contratar um serviço de outsourcing de TI para sua organização, busque entender se esse é modelo ideal para o seu negócio.  

Vale lembrar de considerar empresas especialistas que sejam referência no setor, então procure por trabalhos, portfólio, projetos e indicações — essa simples ação pode evitar muita dor de cabeça.  

A seguir, converse com o fornecedor parceiro. É comum que a situação do seu negócio, bem como suas demandas e necessidades passem por uma análise e, dessa forma, a empresa especialista alinhará as entregas certas para o que você precisa. 

A FindUP oferece uma estrutura robusta para o serviço de outsourcing de TI. Aqui, além de consultar nossos especialistas para tirar dúvidas, você encontra conteúdos gratuitos que detalham ainda meias sobre o tema. Se preferir, baixe o nosso e-book gratuito e entenda como o outsourcing de TI é uma alternativa para suprir as necessidades do setor e como escolher o parceiro certo. 

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do outsourcing de TI, dá para entender por que a terceirização é uma opção competitiva e vantajosa para quem quer focar no core business da empresa — sem deixar de contar com um serviço de qualidade.  

Para você que gostou desse conteúdo, curta e compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre o assunto. E se você ainda tem perguntas sobre como funciona o outsourcing de TI, deixe um comentário ou entre em contato.  

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