fbpx

As melhores opções de navegadores de internet

o que é navegador de internet

Ao acessarmos a web, não imaginamos o que está por trás do desempenho da abertura de uma página ou da interação com documentos online, é aí que entram as funções e performance dos navegadores de internet, tão presentes no nosso cotidiano. 

Para entender melhor a importância dos navegadores de internet e a real definição deles, confira um conteúdo completo baseado nas funções principais que as melhores opções de navegadores de internet oferecem. Confira a seguir: 

Saiba o que são os navegadores de internet 

Os navegadores ou browsers são as ferramentas responsáveis por permitir que o usuário acesse variados recursos disponíveis na internet, entre eles conteúdos informativos ou de entretenimento. 

Em resumo, os navegadores de internet são programas essenciais para acessar sites, permitindo que o usuário acesse e consulte páginas em linguagem de texto de marcação, conhecido como HTML, disponibilizado nos mais diversos formatos (textos, vídeos, imagens etc). 

Como funcionam os navegadores de internet? 

Quando digitamos o endereço de um website, o navegador faz uma busca em todos os servidores da internet e ao encontrar a página solicitada, ele decodifica as informações transmitidas em códigos. 

Feito isso, a função do navegador de internet é a de reproduzir para o usuário as informações coletadas em formato de hipertexto na tela do notebook, desktop ou outros dispositivos. Ou seja, todo site que acessamos necessita de um navegador. 

Evolução dos navegadores de internet  

Resumidamente, o primeiro navegador de internet foi batizado com o nome de WorldWideWeb, em seguida a Microsoft inseriu o Internet Explorer como concorrente. 

Assim, foram surgindo novos navegadores como o Mozilla, o Opera (que a princípio era utilizado somente em dispositivos portáteis), o Lynx, o Safari e o Chrome. Todos sofreram atualizações que acarretaram novas versões com a intenção de suportar cada vez mais variantes complexas de HTML. 

Principais opções de navegadores web 

Com a evolução dos browsers, podemos confirmar que eles são um dos softwares principais de um computador e hoje já conseguimos classificar quais são as melhores opções de navegadores de internet. Confira a lista a seguir: 

Google Chrome 

Desenvolvido pela Google, foi utilizado pela primeira vez no sistema operacional Microsoft Windows. Por ser intuitivo, o Chrome é considerado simples de usar pelos usuários. 

Safari 

Criado pela Apple e introduzido em outros sistemas da empresa como IOS, MacOS e iPadOS, é exclusivo e performa somente em aparelhos da marca e tem como uma das vantagens principais, a sincronização entre os dispositivos. 

Microsoft Edge  

Lançado em 2015, o navegador de internet Microsoft Edge iniciou como o substituto principal do Internet Explorer, também desenvolvido pela Microsoft. Hoje, ele atua como o browser padrão de dispositivos da companhia. 

Mozilla Firefox 

Tendo a compatibilidade de rodar em diversos sistemas operacionais como uma das suas principais vantagens, o Mozilla Firefox foi lançado em 2002 pela Mozilla Foundation. 

Samsung Internet 

Pré-instalado em dispositivos exclusivos da marca Samsung, o navegador foi desenvolvido a princípio para tablets e celulares. Confiável, intuitivo e considerado rápido, é uma ótima opção para os usuários que já utilizam aparelhos da empresa. 

O que avaliar na hora de escolher um navegador de internet padrão? 

Antes de conferir os pontos que devem ser avaliados na hora de escolher a melhor opção de navegador de internet, é válido lembrar que isso é uma questão pessoal, ou seja, o melhor será aquele que oferecer recursos compatíveis às necessidades do usuário. 

Sabendo disso, chegou a hora de conhecer os principais fatores que devem ser levados em consideração para escolher um navegador de internet. Então, anote nossas dicas a seguir: 

Desempenho e velocidade 

Um navegador com resposta rápida é uma das principais características buscadas pelos usuários, então considere pesquisar e testar a velocidade do tempo de carregamento de uma página. 

Segurança e privacidade 

Ao utilizarmos um navegador, dados pessoais e até sigilosos são inseridos na internet. Para evitar o risco de sofrer uma violação de dados ou até mesmo um ataque ransomware, considere verificar os recursos de segurança e privacidade. 

Recursos 

Em comum ou exclusivos, todos os navegadores possuem diversos recursos, entre eles: limitadores de memória RAM, verificação de senhas, guias, extensões e bloqueador de anúncios. Aqui vale avaliar quais serão úteis para o seu uso pessoal! 

Frequência de atualizações 

Outro ponto é a frequência de atualizações que o navegador oferece, isso porque manter o browser atualizado garante uma melhor experiência na web. Opte por aquele que tem o menor intervalo de tempo entre as atualizações.  

Quais são os navegadores de internet mais utilizados? 

Agora que já sabemos o que são, como funcionam e as diversas opções disponíveis no mercado, que tal conferirmos o ranking das 10 melhores opções de navegadores de internet? Veja a seguir: 

1º: Google Chrome (65.33%) 

2º: Safari (18.93%) 

3º: Microsoft Edge (4.28%) 

4º: Mozilla Firefox (3.21%) 

5º: Samsung Internet (2.87%) 

6º: Opera (2.17%) 

7º: Android (0.79%) 

8º: UC Browser (0.74%) 

9º: IE (0.3%) 

10º: Outros (1.38%) 

Dados retirados em 17/08/2022 do StatCounter, site de análise de tráfego da web. 

O que os navegadores de internet possuem em comum? 

Recursos em comum ou semelhantes são encontrados em vários navegadores de internet, entre eles estão: histórico, extensões, atualizar (o famoso “F5”), barra de endereço, abas, entre outros.  

Com tanta informação útil no conteúdo de hoje, você já conseguiu decidir qual é o melhor navegador de internet para você? Se quer continuar por dentro de tudo o que acontece no mercado de tecnologia, acompanhe nosso blog e aproveite para ler também sobre o porque a segurança de software na nuvem é importante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>