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5 dicas para melhorar sua performance como líder

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O papel e as responsabilidades de um líder consistem na mistura de muitas skills, habilidades e competências técnicas e interpessoais. Muitas delas são adquiridas com o tempo e a experiência, mas várias podem ser partilhadas ou até mesmo mudar de acordo com contexto, empresa ou desafio.


Um líder pode ser o grande responsável pelo atingimento de resultados e performance dos times, mas seu foco principal está na gestão corporativa e de pessoas. Mais do que o conhecimento técnico requerido por área ou até mesmo segmento de mercado, essa pessoa precisa lidar com relacionamentos e, principalmente, com o desenvolvimento e carreira de outros profissionais.


Muitas variáveis podem definir o sucesso de um negócio, mas é possível dizer que as pessoas colaboradoras compõem a principal delas. Desse modo, garantir que as equipes estejam organizadas, bem direcionadas e em constante cooperação é fundamental para a performance da companhia.


Hoje, ao entender a importância de times bem coordenados, também é necessário investir na melhoria da performance das lideranças. Por isso, trouxemos 5 dicas que vão ajudar você a melhorar como líder. Confira!

Saiba tomar decisões estratégicas como líder

Uma coisa é certa: ao longo de toda sua trajetória na liderança, sempre será necessária a tomada de decisões, sejam elas fáceis ou difíceis.


O líder é ponto estratégico e focal, é a pessoa que além de absorver o contexto do todo, precisa ter clareza das mudanças, movimentações e necessidades das áreas, mas sem esquecer que tudo isso precisa estar constantemente alinhado aos objetivos da empresa.


Nesse contexto, busque entender o momento atual do negócio e da equipe para ter as melhores respostas. Considere as metas que precisam guiar as operações diárias dos setores, mas entenda quais escolhas podem virar o jogo sem impactar sua equipe de outras formas.

Seja liderança pelo exemplo

Líderes são reconhecidos também como os grandes influenciadores da empresa. Isso significa que a imagem, as falas e ações de uma pessoa nessa posição estão sempre sendo vistas e refletidas na cultura de seus times.


Ser um exemplo de liderança é uma grande responsabilidade, pois além de garantir o respeito e organização entre as pessoas lideradas, também é possível fortalecer o senso de confiança e admiração e, consequentemente, maximizar a performance do time.

Invista no desenvolvimento da sua equipe

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é uma das formas mais eficazes de encorajar a busca por resultados e, ao mesmo tempo, incentivar o crescimento de carreira e a aprendizagem constante da sua equipe.


Essa ação pode contemplar cursos, workshops e mentorias, mas também conta com feedbacks positivos ou negativos, e direcionamentos recorrentes entre líder e liderado para fortalecer a relação entre a gestão e as pessoas. Saiba reconhecer os destaques e invista em ações que gerem motivação e engajamento dos colaboradores.

Tenha comunicação constante e transparente

Para exercer uma boa gestão é preciso ter uma boa comunicação, e ela precisa ser direta, aberta e transparente. Uma liderança que se comunica bem com as pessoas não garante apenas a clareza das informações, mas faz com que a equipe se sinta parte das decisões e motivada a alcançar um objetivo único.


Ainda, além de saber conversar, se expressar e conceder feedbacks, é preciso estar disposto a ouvir o seu time, já que entender as dúvidas e sentimentos das pessoas do seu time é uma prática capaz de gerar boas condições de relacionamento.

Não esqueça do seu autodesenvolvimento

Por fim, além de preocupar-se com o bem-estar, performance e crescimento das pessoas, também é preciso investir em seu próprio autodesenvolvimento como profissional e líder.


A capacitação, além de servir para renovar os conhecimentos, te ajudará a direcionar as pessoas com maior propriedade. Investir em você significa fortalecer seus próprios aspectos de credibilidade e confiança.


Essas e outras atitudes poderão tornar você um líder orientado para performance e consciente das necessidades das pessoas e da empresa. No entanto, vale lembrar que toda experiência, aprendizado e crescimento em uma posição como essa, sempre será orientada por outros cenários, condições, empresas e até mesmo pessoas.

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