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Gestão operacional: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Gestão operacional

Você sabe como garantir e manter máxima excelência nos produtos fabricados ou nos serviços oferecidos? Grande parte dessa responsabilidade dentro de uma organização é essencialmente desenvolvida por profissionais do ramo da gestão operacional.


Não importa o tamanho da empresa, o gerenciamento é um dos componentes mais importantes para uma boa administração e as habilidades requeridas podem ser aplicadas em grande parte dos setores. Isso porque os processos operacionais são a base de qualquer negócio ao lidar com todas as etapas que levam ao produto ou serviço final.


Para que eles funcionem de maneira efetiva, é necessário entender os valores de um gerente de operações. E, por esse motivo, reunimos todas as informações do assunto e os 4 principais benefícios que os negócios que seguem esse modelo de gerenciamento podem aproveitar. Confira!

O que é gestão operacional?

A gestão operacional é a administração de práticas aplicada aos negócios com o intuito de gerar o mais alto nível de eficiência dentro dos processos de uma organização. Geralmente, os objetivos principais dessa ação estão sempre voltados para otimização de tempo e maximização dos lucros.


Esse ramo engloba desde o estágio de entrada — da matéria-prima, por exemplo — até o estágio final, incluindo planejamento, organização e supervisão das operações, fabricação, produção e entrega de serviços, levando a mais alta qualidade e atendendo toda demanda dos consumidores finais.

Principais responsabilidades de um gestor operacional

Ser um gestor operacional inclui responsabilidades diversas. O profissional que ocupa esse cargo está sempre procurando maneiras de engajar seus funcionários e tornar o local de trabalho mais eficiente. O seu papel envolve tarefas como:


Planejamento estratégico de capacidade:

Avaliação do número de produtos ou serviços que uma empresa pode vender ou distribuir em um determinado período.


Controle de qualidade:

Isso envolve a gestão e garantia de qualidade. Ele lida com o monitoramento de serviços ou produtos em todas as etapas do processo de produção para identificar problemas ou erros prováveis.


Gerenciamento da cadeia de suprimentos:

Mantendo o controle do fornecimento dos suprimentos, o processo de produção, o gerenciamento de estoque, as vendas e a distribuição, podem ser mantidos a preços acessíveis. Isso resulta em custos indiretos mais baixos, produção eficaz e entrega pontual de produtos.


Melhoria e otimização de processos:

Trata-se de avaliar as etapas envolvidas em um processo e reestruturar as etapas para maximizar sua eficácia.


Recrutar, treinar e supervisionar a equipe

E essas são apenas algumas das principais atividades que podem ser atribuídas ao profissional. Ainda, podemos destacar que outras competências importância dessa posição são as habilidades de liderança, com conhecimento e disposição para ouvir ativamente membros e clientes.

Por que a gestão operacional é importante para o desenvolvimento de uma organização?

As responsabilidades atribuídas à gestão operacional já indicam muito sobre a importância desse encargo. Ao contar com movimentos e ações estratégicas na gestão operacional, é possível alavancar até mesmo a reputação da sua empresa, produtos e serviços e, consequentemente, influenciar em sua capacidade de atingir metas de crescimento e estabilidade.


Outro ponto importante que é facilmente beneficiado pela gestão operacional é a motivação e engajamento dos funcionários. A partir disso, é perceptível uma melhora na produtividade dos times.


Uma empresa que se encontra em fase de desenvolvimento precisa demandar grande atenção em todo o processo produtivo e o gerenciamento de operações garante uma supervisão completa dessas etapas. . Essas ações evitam eventuais problemas que podem causar grandes crises e até mesmo a falência de uma organização.

4 principais vantagens de uma boa gestão operacional

Agora que você entendeu os pontos mais importantes da gestão operacional, separamos as 4 principais vantagens desse tipo de estratégia para as empresas.

Maior qualidade nos produtos e serviços

A qualidade de um produto refere-se à sua capacidade de atender ou superar as expectativas do cliente. Ter esse controle permite que os produtos atendam aos padrões de qualidade e tenham maiores oportunidades para identificar áreas em que os processos podem ser melhorados.


A aplicação de um processo de gestão da qualidade pode garante a entrega eficiente de mercadorias e serviços nos quais os consumidores podem confiar.

Satisfação constante dos clientes

A avaliação de um cliente pode fazer um negócio crescer potencialmente ou encerrar as suas atividades devido à dificuldade de reter novos clientes. Ou seja, enquanto a gestão operacional cuida da criação de produtos e serviços de alta qualidade, ela também garante que as necessidades do cliente sejam atendidas.


Vale lembrar que a satisfação do cliente é uma medida que determina quão bem os produtos ou serviços estão atendendo às expectativas das pessoas, sendo um dos indicadores mais importantes de intenção de compra e fidelidade do cliente. Nesse sentido, ajuda a prever o crescimento e a receita dos negócios.

Aumento na receita

A maximização dos lucros são apenas consequências alavancadas pela união da satisfação do cliente e melhoria constante dos serviços. Esses fatores farão com que sua empresa tenha uma boa reputação no setor e, essa reputação ajudará ainda mais a empresa atrair consumidores e expandir sua participação no mercado.


Além disso, a gestão operacional envolve identificar e otimizar os processos. Isso permite vender mais produtos e reduzir custos, levando a um aumento de receita que ajudará no crescimento da empresa.

Vantagem competitiva

Existem muitas maneiras de obter vantagem sobre o mercado As empresas se concentram em alguns métodos comprovados que lhes garantem algumas vantagens, como a própria gestão operacional. E, com um plano de gestão operacional eficaz, significa que o seu negócio pode estar à frente da concorrência.


Se os fatores internos e externos são bem gerenciados dentro de uma organização, pode significar uma boa posição no mercado.

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