As soluções em TI assumiram um importante papel nos resultados e no dia a dia das empresas. Até pouco tempo, investir em tecnologia era algo considerado possível apenas para as grandes companhias, mas com evolução digital essa realidade mudou totalmente.
Atualmente, empresas de pequeno e médio porte podem competir com grandes players do mercado. A acessibilidade tecnológica, trazida principalmente pelas novas soluções de TI presentes no mercado, tornou mais barato e rápido adquirir ferramentas e serviços que dão suporte para otimizar as operações do setor e de toda a empresa.
As lideranças e profissionais de TI buscam cada vez mais formas e inovações que tornam o seu trabalho e da organização mais eficazes. Nesse contexto, a tecnologia se torna protagonista ao tornar os negócios mais lucrativos e econômicos. Além desses benefícios, as soluções existentes hoje permitiram a criação de novas formas de trabalho, mais flexíveis e avançadas
Essas soluções estão mudando as estruturas e possibilitando a criação de processos, produtos e serviços modernos, diferenciados ou que atendam novas e frequentes necessidades. Sua empresa já conta com alguma dessas tecnologias? Para ajudar você, trouxemos neste conteúdo algumas das principais soluções de TI que toda empresa precisa conhecer. Confira!
O que são soluções de TI?
Uma solução de TI não se define apenas como um único recurso. É, basicamente, todo o conjunto de sistemas, softwares, equipamentos, máquinas, ferramentas e quaisquer aplicações utilizadas para dar suporte aos projetos e processos do dia a dia, com o objetivo de torná-los mais eficientes e enxutos.
Elas podem variar de acordo com o setor, necessidade e até mesmo com segmento de mercado da empresa. Hoje, encontramos soluções para diversos cenários, como:
- soluções preventivas de TI;
- soluções de TI para evitar problemas comuns;
- soluções de TI para o varejo e outras.
Na FindUP, além dessas e muitas outras soluções de TI estratégicas, você ainda encontra profissionais totalmente especializados no processo de análise, implementação, gestão e acompanhamento dessas tecnologias.
Os serviços de TI nunca foram tão importantes quanto no atual momento. Além de todas as vantagens que pontuamos até aqui, as soluções de TI também são as principais responsáveis pelo aumento de produtividade. Por consequência, as empresas podem desenvolver e entregar produtos com mais qualidade para os seus consumidores.
6 soluções de TI para sua empresa
Com a crescente busca por novas tecnologias, destacamos aqui algumas das principais soluções de TI a serem consideradas para qualquer empresa.
1. Conexão de alta velocidade
Nos dias de hoje, ainda mais com as recentes mudanças dos modelos de trabalho — híbrido e remoto — ter uma internet de alta velocidade para manter o pleno funcionamento das operações de uma empresa é fundamental. Esse é um fator muito importante quando se trata de evolução e competitividade de mercado, já que o mercado está sempre procurando por inovações.
A otimização da infraestrutura de TI deve, necessariamente, contemplar as soluções que envolvem a internet. Isso porque eles são serviços que garantem disponibilidade de conexão e transmissão de dados. Essa solução também é responsável por conectar os computadores, máquinas e qualquer equipamento de TI a redes e provedores, e uma boa velocidade evitará congestionamentos, indisponibilidades e lentidão na operação.
2. IA — Inteligência artificial
A inteligência artificial ocupa a lista de grandes tendências do mercado de TI há alguns anos. Essa tecnologia possibilita que os dispositivos e equipamentos eletrônicos executem operações lógicas e racionais, que recordam o pensamento humano.
A AI (artificial intelligence) pode ser programada para tomar decisões autônomas e também receber ordens específicas, tudo isso com base em informações armazenadas em bancos de dados. Nas empresas, a inteligência artificial é utilizada para melhorar o desempenho de tarefas, potencializar resultados e auxiliar na gestão e mapeamento de processos.
3. Machine learning
Em complemento a IA, dentro das funções de inteligência que as soluções de TI são capazes de executar, temos o machine learning. A tecnologia, que em sua tradução livre significa aprendizado de máquina, realiza a análise de dados para possibilitar e automatizar modelos de análises.
Com o machine learning, a identificação de padrões e cruzamento de informações para realizar tomadas de decisões — com o mínimo de intervenção humana — se tornou totalmente possível.
Algumas das funcionalidades que a solução traz para as empresas atualmente inclui gerenciamento de sistemas para a economia de energia, navegação inteligente (como acontece no Waze e no Google Maps, por exemplo), recomendação de produtos extras para clientes (muito usado no e-commerce), cruzamento de dados para detecção de problemas e muito mais.
4. Cloud Computing
Outra solução importante é a cloud computing (computação em nuvem). Resumidamente, é a prática da virtualização dos hardwares e softwares que compõem a infraestrutura tecnológica. Isso significa que, em vez de investir em equipamentos e soluções internas, é possível obter e gerenciar os recursos de um provedor com conexão à internet.
O cloud computing é a responsável por dar escalabilidade tecnológica às empresas que não dispõem de grandes orçamentos para montar uma grande estrutura tecnológica. O benefício mais importante para destacar aqui é a redução de custos que essa solução pode trazer, pois a empresa paga somente pelos recursos que utilizar.
Existem inúmeros serviços baseados em cloud computing. Dentre eles, destacam-se:
- armazenamento de dados (cloud storage);
- backup online (cloud backup);
- plataforma como serviço (PaaS);
- servidores virtuais (cloud server).
5. Mobilidade
Como já comentamos, com os novos modelos de trabalhos e as possibilidades as tecnologias oferecem para acessar aplicativos e softwares via internet, e quaisquer dispositivos (tablet, smartphone, notebook), é possível ganhar mobilidade e potencializar negócios.
Equipes de vendas ou técnicos de TI que vão a campo, por exemplo, podem se beneficiar da fácil comunicação e gestão de seu trabalho por causa da mobilidade. Ou seja, ao invés de enviar e-mails ou fazer ligações para resolver um problema à distância, esses profissionais podem utilizar os recursos digitais disponíveis para acompanhar chamados, acessar sistemas, imputar os dados e executar muitas outras tarefas de onde quer que estejam, desde que conectados na web. Dessa forma, ganham tempo, atendem mais clientes e geram mais negócios.
6. Outsourcing: terceirização de manutenção de serviços de TI otimiza os investimentos
Por fim, quando falamos em soluções em TI para empresas médias, o outsourcing (terceirização de TI) de serviços de manutenção é uma das principais. Em vez de se preocupar com a criação de um departamento de TI — que demanda alto investimento com contratação de pessoal, tributações, aquisição de equipamentos, etc —, é possível aproveitar serviços prestados por empresas especializadas sempre que necessário.
Um bom exemplo disso são os serviços prestados por meio de plataformas que conectam as empresas aos técnicos via aplicativo, como é nos caso das soluções oferecidas pela FindUP. Neles, o gestor só precisa acionar o técnico mais próximo para receber atendimento imediato. Tudo rápido, sem burocracias.
A terceirização diminui os custos, garante qualidade de serviços e libera as empresas para se dedicarem em seu core business, deixando os detalhes técnicos com profissionais 100% dedicados a eles.
Leave a Reply