fbpx

Toda empresa tem o crescimento operacional como uma meta. Conseguir atingir centenas ou milhares de pessoas de maneira simultânea, certamente, pode trazer grandes benefícios para qualquer negócio. Contudo, é comum que algumas organizações esbarrem na falta de estrutura adequada para comportar um crescimento na demanda. A solução para esse problema pode estar em um conceito fundamental para quem atua na área da tecnologia da informação: a escalabilidade.

Neste artigo vamos mostrar a importância da escalabilidade e como ela pode ajudar a garantir um excelente crescimento financeiro para sua empresa. Acompanhe!

Entenda o conceito de escalabilidade

É chamada de escalabilidade a condição de um sistema lidar com uma quantidade crescente de trabalho sem prejudicar as características do produto ofertado. Desse modo, é possível atender a uma quantidade crescente de usuários sem que nenhum tenha sua experiência afetada pelo tráfego.

Outra característica importante da escalabilidade é que ela praticamente não gera custos adicionais de operação — além dos custos básicos de manutenção da plataforma. Portanto, quanto maior a importância que se dá à escalabilidade, mais uma empresa está preparada para crescer.

Não é à toa que grandes corporações como Facebook, YouTube e Netflix aplicam esse importante conceito em seus negócios. Juntas elas atendem a milhões de usuários diariamente, entregando a todos a mesma qualidade elevando cada vez mais seus lucros.

Saiba porque a escalabilidade é importante para sua empresa

O bom relacionamento entre uma empresa e o consumidor no ambiente web é fundamental para que seus negócios cresçam. Ao atingir um público de qualidade, o faturamento também tende a aumentar conforme a fatia de mercado que a empresa conquistar.

Os sistemas escaláveis também atraem mais a atenção de investidores, uma vez que seu retorno financeiro costuma ser maior. Essa é uma grande vantagem para empresas que buscam por captação de recursos.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é fundamental preparar o terreno para que ela se expanda. Podendo ser administrado por equipes enxutas, os sistemas escaláveis oferecem a agilidade e os recursos necessários para que você atinja um público maior.

Torne sua empresa escalável

O grande segredo para quem quer aplicar os conceitos de escalabilidade em seu negócio é buscar a otimização dos seus recursos de infraestrutura, extraindo o máximo desempenho de seus sistemas.

Por isso, o primeiro passo para tornar um negócio escalável é a escolha da plataforma operacional. O sistema deve suportar um grande número de usuários simultâneos sem que sua estabilidade seja afetada, evitando gastos com a necessidade de migração para novos servidores.

Também deve ser considerada a implementação de softwares de gestão, que diminuem a margem de erro e aumentam a agilidade das operações.

Contudo, a escalabilidade vai além de plataformas, é necessário um  time de colaboradores. A maior demanda de serviço exigirá uma equipe bem treinada, alinhada com as metas da empresa e que priorize o bom relacionamento com os consumidores. Para manter qualquer negócio competitivo, é fundamental considerar a importância da escalabilidade de suas operações. Desse modo, a empresa se mantém pronta para crescer, não sofre com custos elevados e deixa seus clientes sempre satisfeitos.

Agora que você já conhece a importância da escalabilidade, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais.