fbpx

Para garantir um bom desempenho profissional, todo gestor de TI precisa de motivação, organização e preparo. Pode até parecer simples, mas, preservar essas características em uma rotina agitada é um grande desafio.

Gerir pessoas e projetos, garantir a segurança das operações e acompanhar os processos internos da empresa mantendo o olho na produtividade, são atividades comuns na rotina desse profissional. No entanto, a maneira de lidar com essas funções são o que mais influenciam na carreira de um gestor de TI de sucesso. Neste artigo, apontaremos atitudes vencedoras, compartilhadas por excelentes profissionais de TI, para mostrar o que todo gestor de TI de sucesso tem em comum.

1. Empatia

De nada adianta ter os melhores softwares e hardwares à disposição, se as pessoas que operam os sistemas não estiverem engajadas nos processos.

Gerir pessoas com empatia é fundamental para o sucesso da gestão. Ao contrário dos computadores, as pessoas têm sentimentos e emoções que precisam ser compreendidas e trabalhadas. Entender a natureza humana ajuda, principalmente, na elaboração de estratégias de rendimento para a equipe.

Muitos profissionais consideram que um ambiente de trabalho agradável é mais importante do que salários altos. Por conta disso, empresas como o Google ou a Walmart.com, por exemplo, oferecem ambientes de trabalho agradáveis para seus profissionais. Esses espaços são especialmente decorados para transmitirem relaxamento e descontração. Nessa proposta, até um salão de jogos pode ser um local que alivia o estresse da rotina de trabalho.

2. Entendimento do negócio

Conhecer bem as etapas do negócio ajuda o gestor a ter ideias inovadoras para projetos tecnológicos que, de fato, agreguem valor à empresa. A análise adequada dos indicadores de desempenho e do tráfego de informações, ilustra um cenário que gestor de T.I poderá desenvolver soluções criativas para a organização e se destacar ao demonstrar empenho e comprometimento.

3. Aprendizado constante

A habilidade de aprender é fundamental para qualquer profissional de TI, pois, nessa área, tudo muda o tempo todo. A capacidade de adaptação é desejável para os gestores que precisam encarar mudanças de pessoas na equipe, aprendendo sempre como delegar as tarefas certas para cada integrante do time, além de administrar o tempo de execução das atividades.

Nesse sentido, vale a pena também participar ativamente dos projetos, com o propósito de não ficar dependente de nenhum funcionário para finalizá-los. É preciso também aprender novos conceitos de TI, saber negociar aquisição de bens e serviços, de modo a economizar os recursos financeiros da empresa, e apresentar resultados de projetos com objetividade.

4. Busca por novas soluções

Diversos líderes de empresas norte-americanas estão encontrando soluções específicas para os seus problemas em startups inovadoras. Algumas vezes, essas empresas chegam até mesmo a comprar startups, visando anexá-las à cartela de ativos do negócio. Essa é uma forma eficaz de melhorar a produtividade sem necessariamente ter que aumentar a equipe interna de operações.

Portanto, criar uma aceleradora associada à empresa, que ajude startups de tecnologia em seus os primeiros passos, pode ser um jeito diferente de encontrar soluções novas para problemas antigos.

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!