Indicado como uma das soluções para o confronto na economia ocasionado pela pandemia, a Tecnologia da Informação (TI) também teve a sua própria transformação para conduzir. Encarregado por impulsionar a digitalização de negócios de todos os setores, a TI, habituada a uma evolução constante, vive, talvez, o seu maior índice de progresso.

A TI no pós-pandemia será cada vez mais preditiva e intensificada pela digitalização em massa e passou a ser uma ferramenta estratégica quando deixou para trás o rótulo do “menino do suporte”. A procura por profissionais e empresas que garantem soluções inovadoras, torna a área de tecnologia indispensável, principalmente no cenário atual. E assim, a Tecnologia da Informação prepara o caminho para que os demais setores possam prosseguir com menos dificuldade.

Com o fim da pandemia, muitos gestores e empresários se perguntam o que será da TI no pós pandemia. Pensando nisso, a FindUP decidiu reunir informações sobre o mercado da TI e apresentar possíveis soluções.

Qual o cenário da TI no pós pandemia?

A TI no pós pandemia deve ser concorrida, isso porque empresas têm procurado cada vez mais profissionais e técnicos especialistas da área. Em 2020, o Brasil ficou com deficit de 24 mil profissionais, de acordo com a reportagem do Jornal O Globo. Para os próximos anos, a escassez de profissionais da área deve ser mais acentuada.  Essa alta demanda nos faz entender que a TI, é um componente importante para as estratégias das companhias, dedicando-se em tornar processos cada vez mais funcionais sejam eles, presencias ou online.

A crise causada pela pandemia, estimulou a transformação tecnológica de muitos setores e negócios, mesmo os que não eram conectados a tecnologia. Lojas de roupas e restaurantes, por exemplo, não tiveram outra opção a não ser, buscar vendas que não dependessem da presença dos clientes – como as compras realizadas pela internet, por exemplo. Desse modo, a procura por criação de sites, desenvolvedores, e vários outros profissionais da TI, cresceu exponencialmente. Se antes  já tínhamos uma grande procura por estes especialistas, agora esse déficit deve apresentar uma curva expressiva e a ótima notícia é que todo esse investimento na área não será perdido.

Para o pós-pandemia, é improvável que as práticas de compras pela internet sejam abandonadas. Pelo contrário: a predisposição do mercado será construir um volume de vendas por meio de novas tecnologias que colaborem para a ampliação virtual do negócio. Muitos ainda consideram que a tecnologia irá tirar empregos, mas diferente disso, o intuito de uma infraestrutura de TI é contribuir em procedimentos diários e proporcionar facilidades às pessoas, permitindo que se dediquem às funções importantes e menos automatizadas.

O que o mercado deve esperar da TI pós-pandemia?

Depois do período de quarentena, o surgimento das soluções digitais produzidas por técnicos e especialistas da área de TI deverá seguir por mais alguns meses até voltar ao crescimento normal. Porém, as mudanças causadas pela alta procura causarão efeitos permanentes.

Uma alta nos orçamentos por empresas terceirizadas do segmento tecnológico será uma realidade. Os valores mais elevados acontecem por conta da procura de PMEs na implementação das novas soluções digitais que ganharam força durante a pandemia. Em contrapartida, os serviços de Field Service ficarão ainda mais à tona, visto que essa é a opção mais vantajosa para médias e grandes empresas, pagando apenas por um projeto pontual e afastando a necessidade de manter um time interno.

Soluções da TI no pós pandemia 

No pós-pandemia, a TI, será uma peça chave para que empresas de todos os portes alcancem determinados objetivos e utilizem todos os recursos da empresa. Desta forma, gestores e empresários terão que recorrer às soluções digitais para contornar problemas de infraestrutura tecnológica e assim minimizar os transtornos causados durante este período.

Veja a seguir as principais soluções digitais da TI no pós-pandemia.

1. Automação de processos

O período de isolamento aumentou a procura por parte de empresas pela automação de processos internos, também conhecido como Robotic Process Automation (RPA).

Este serviço analisa o fluxo de trabalho e cria soluções para que tarefas dependam menos dos colaboradores. Portanto, o organograma de etapas fica mais enxuto e ágil. Vale destacar também que o serviço de RPA é capaz de reduzir gastos operacionais.

Essa é uma das melhores formas para as oportunidades de TI no pós-pandemia por garantir resultados imediatos após a implementação do sistema de automatização de processos. Assim, você consegue configurar um único computador e colocá-lo numa área vazia para trabalhar em prol da empresa.

2. Estrutura para regime híbrido de trabalho

O período de quarentena também provocou um boom do regime home office e muitas empresas tiveram que correr para criar uma estrutura adequada para esta modalidade até então pouco usada. Entre as tantas soluções digitais no pós-pandemia, essa certamente será a mais procurada. Ela consiste na criação de formas para adequar os processos já existentes ao formato digital.

Através deste tipo de serviço, um colaborador poderá acessar uma máquina ou um servidor em tempo real, garantindo mais agilidade na entrega de processos. Contudo, é necessário um servidor local, que pode ser implementado no seu espaço vazio.

3. Verticalização do atendimento

A verticalização do atendimento consiste em implementar medidas para controlar melhor o contato inicial com o cliente até o processo de venda.

Na pandemia, a prospecção direta perdeu espaço aos novos canais de atendimento e esse novo hábito de compra continuará mesmo após o período de quarentena. Isso porque o público descobriu a possibilidade de fazer compras e fechar parcerias em poucos minutos.

Assim, parcerias que durariam semanas por conta do vaivém de emails, hoje podem ser feitas em poucos cliques através de aplicativos, sites e até redes sociais se houver chatbots configurados. Porém, todos os canais devem ter um caminho uniforme. Ou seja, devem levar ao processo de conversão, que pode ser uma venda ou um novo contrato.

Para facilitar também é possível adicionar canais de atendimento humano em computadores. Assim, você consegue adicionar um hardware numa área vazia para responder nos canais de atendimento especiais.

Implementar serviços de TI antes ou depois do fim da pandemia?

O cenário ideal é que você, gestor ou empresário, implemente as melhores soluções digitais e seus recursos antes do fim da pandemia. Uma vez que adote práticas, a sua empresa larga na frente em relação aos seus concorrentes. Isto é, invés de implementar mudanças junto dos demais, você ganha um diferencial competitivo que pode ser usado em prol das suas atividades. Porém, nem toda empresa conta com uma equipe de prontidão ou serviços de empresas terceirizadas.

Para casos assim, há o Field Service, onde você, gestor ou empresário, contrata um especialista na área para executar uma tarefa específica. Assim, o objetivo da sua empresa é alcançado de maneira descomplicada e não precisa contratar mão de obra direta ou celebrar um contrato de meses.

Vale destacar também que a revolução proporcionada pela FindUP permitiu que qualquer negócio consiga encontrar o melhor técnico e especialista em TI na região mais próxima da sua empresa em questão de poucos minutos.

Para uma demonstração gratuita das soluções revolucionárias de Field Service da FindUP, basta entrar em contato.