fbpx

Confira os 6 melhores cursos técnicos de TI 

curso técnico de ti

Com a popularidade que o setor de tecnologia vem conquistando, a procura por um bom curso técnico de TI é um ponto muito falado, visto que o aquecimento da área gera uma busca por profissionais alinhados à evolução tecnológica. 

Sabendo disso, investir em cursos técnicos de TI é uma excelente maneira de se especializar para encontrar novas oportunidades de trabalho, considerando as diversas áreas de atuação para os profissionais da área. 

Então, se você tem interesse em trabalhar na área de tecnologia e em conhecer as possibilidades e particularidades desse mercado crescente, continue sua leitura para descobrir quais são os melhores cursos técnicos de TI. 

O que é TI? 

O setor de TI ou de Tecnologia da Informação é responsável por soluções tecnológicas focadas em otimizar e gerir dados de uma empresa, facilitando a relação entre o indivíduo e os sistemas.  

Responsáveis também por manter toda a operação que envolve tecnologia em um ambiente corporativo, por exemplo, a área atua tanto no desenvolvimento de redes e sistemas, quanto na garantia de um funcionamento de alto desempenho de softwares e hardwares.  

Ou seja, a TI é responsável por manter soluções e tecnologias que são essenciais para os negócios que querem otimizar processos e informações que geram ganhos para uma empresa.  

Por que escolher fazer cursos técnicos de TI? 

Se você está pensando em investir em cursos técnicos de TI, além de ser uma ótima oportunidade de entrar no mercado que mais cresce no ramo de tecnologia, existem outros motivos para escolher se desenvolver profissionalmente na área. Veja a seguir:  

Ramo crescente 

Consegue imaginar algum segmento que não precisa da tecnologia? Por esta razão, as empresas estão investindo no mercado e com o crescimento do ramo se tornar um profissional da área de TI está cada vez mais atrativo.  

Boas perspectivas salariais 

Considerando que a tecnologia só tende a evoluir cada vez mais, a procura por profissionais também é constante. Consequentemente, a remuneração dos profissionais do ramo é outro ponto atraente na hora de decidir ir em busca de algum curso técnico de TI.  

Cursos de curta duração 

Outro ponto que para muitos é algo positivo, é a duração dos cursos técnicos de TI que vão de 2 meses até no máximo 3 anos. Esse fator permite que o profissional comece a atuar em seu primeiro emprego em TI em um curto prazo. 

Além disso, a curta duração dos cursos possibilita o profissional de fazer outras especializações para se manter atualizado conforme a necessidade do mercado e a evolução tecnológica. 

Várias opções de atuação 

Outro ótimo motivo para iniciar com os cursos técnicos de TI são as diversas opções de atuação, que ao longo do curso o estudante vai conhecer, se identificar e definir em qual irá ingressar com a sua especialização. 

Áreas de atuação profissional  

Agora que já sabemos como esse mercado é abrangente profissionalmente e os principais motivos para escolher fazer um curso técnico de TI, que tal conferir as mais conhecidas áreas de atuação? Confira a lista abaixo: 

Cloud Computing 

Considerada uma inovação no mercado de tecnologia, a computação em nuvem está cada vez mais sendo aplicada em diferentes empresas. Por isso, ser um profissional especializado em Cloud Computing é uma ótima opção de escolha entre as áreas de atuação. 

Programação 

Outra área de atuação muito bem-vista é a de programação, onde o profissional atua diretamente com códigos ligados a web, como por exemplo: softwares e desenvolvimento de aplicações e sites. 

Banco de dados 

Nessa área, de forma estratégica e alinhada a ciência de dados, o profissional atua no desenvolvimento, gestão e proteção das informações muitas vezes sigilosas contidas nos bancos de dados.  

Infraestrutura 

Atuando em locais que possuem uma quantidade considerável de equipamentos tecnológicos, o profissional de TI que escolhe o ramo de infraestrutura é responsável em garantir o bom funcionamento de todas as máquinas de uma empresa. 

Sistemas e softwares 

Esse setor é o responsável por averiguar a qualidade e desempenho de sistemas e softwares inseridos nas redes de uma empresa através de testes desenvolvidos especialmente para identificar e corrigir possíveis falhas. 

Administração de redes 

Aqui, o profissional atua como um administrador de redes, lidando com uma área mais técnica, o que envolve gerenciar conexões, lidar com softwares e hardwares, entre outros processos de instalações e manutenções. 

Conheça os melhores cursos técnicos de TI 

Agora que já conhecemos as diversas áreas de atuação de um profissional do ramo de tecnologia e para facilitar a sua escolha, veja alguns dos melhores cursos técnicos de TI a seguir: 

  1. Análise e desenvolvimento de sistemas 

Duração aproximada: 2 anos 
O curso abrange: big data, integração de sistemas, aplicativos mobile, cloud computing, inteligência artificial entre outras novas tecnologias. 

  1. Analista de dados 

Duração aproximada: 1 ano 
O curso abrange: soluções analíticas, python e SQL, metódos quantitativos, estrutura de dados e arquitetura de sistemas.  

  1. Ciências da Computação 

Duração aproximada: Menos de 1 ano 
O curso abrange: engenharia de softwares, banco de dados e especializações em programação. 

  1. Gestão da Tecnologia da Informação 
    Duração aproximada: 2 anos 
    O curso abrange: aplicativos e interfaces digitais para web, sistemas computacionais, análise de sistema e infraestrutura. 
  1. Informática 
    Duração aproximada: menos de 1 ano 
    O curso abrange: instalação e manutenção de computadores, configuração de redes, além de desenvolvimento de websites. 
  1. Sistemas de Informação 

Duração aproximada: 2 anos 
O curso abrange: processos para desenvolvimento de softwares e gerenciamento de redes. 

Encontre esses e outros cursos da área no Senac. Recentemente a instituição abriu vagas para cursos técnicos gratuitos em diversas unidades pelo Brasil. Saiba mais em: https://www.ead.senac.br/gratuito/ e faça já a sua inscrição! 

Gostou de saber mais sobre as características da área de TI e as possibilidades do setor? Então, para se aprofundar ainda mais nos assuntos da área, confira também outro ótimo artigo aqui no nosso blog sobre Projetos de TI: como montar um planejamento de sucesso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>