Para garantir um bom desempenho profissional, todo gestor de TI precisa de motivação, organização e preparo. Pode até parecer simples, mas, preservar essas características em uma rotina agitada é um grande desafio.
Gerir pessoas e projetos, garantir a segurança das operações e acompanhar os processos internos da empresa mantendo o olho na produtividade, são atividades comuns na rotina desse profissional. No entanto, a maneira de lidar com essas funções são o que mais influenciam na carreira de um gestor de TI de sucesso. Neste artigo, apontaremos atitudes vencedoras, compartilhadas por excelentes profissionais de TI, para mostrar o que todo gestor de TI de sucesso tem em comum.
1. Empatia
De nada adianta ter os melhores softwares e hardwares à disposição, se as pessoas que operam os sistemas não estiverem engajadas nos processos.
Gerir pessoas com empatia é fundamental para o sucesso da gestão. Ao contrário dos computadores, as pessoas têm sentimentos e emoções que precisam ser compreendidas e trabalhadas. Entender a natureza humana ajuda, principalmente, na elaboração de estratégias de rendimento para a equipe.
Muitos profissionais consideram que um ambiente de trabalho agradável é mais importante do que salários altos. Por conta disso, empresas como o Google ou a Walmart.com, por exemplo, oferecem ambientes de trabalho agradáveis para seus profissionais. Esses espaços são especialmente decorados para transmitirem relaxamento e descontração. Nessa proposta, até um salão de jogos pode ser um local que alivia o estresse da rotina de trabalho.
2. Entendimento do negócio
Conhecer bem as etapas do negócio ajuda o gestor a ter ideias inovadoras para projetos tecnológicos que, de fato, agreguem valor à empresa. A análise adequada dos indicadores de desempenho e do tráfego de informações, ilustra um cenário que gestor de T.I poderá desenvolver soluções criativas para a organização e se destacar ao demonstrar empenho e comprometimento.
3. Aprendizado constante
A habilidade de aprender é fundamental para qualquer profissional de TI, pois, nessa área, tudo muda o tempo todo. A capacidade de adaptação é desejável para os gestores que precisam encarar mudanças de pessoas na equipe, aprendendo sempre como delegar as tarefas certas para cada integrante do time, além de administrar o tempo de execução das atividades.
Nesse sentido, vale a pena também participar ativamente dos projetos, com o propósito de não ficar dependente de nenhum funcionário para finalizá-los. É preciso também aprender novos conceitos de TI, saber negociar aquisição de bens e serviços, de modo a economizar os recursos financeiros da empresa, e apresentar resultados de projetos com objetividade.
4. Busca por novas soluções
Diversos líderes de empresas norte-americanas estão encontrando soluções específicas para os seus problemas em startups inovadoras. Algumas vezes, essas empresas chegam até mesmo a comprar startups, visando anexá-las à cartela de ativos do negócio. Essa é uma forma eficaz de melhorar a produtividade sem necessariamente ter que aumentar a equipe interna de operações.
Portanto, criar uma aceleradora associada à empresa, que ajude startups de tecnologia em seus os primeiros passos, pode ser um jeito diferente de encontrar soluções novas para problemas antigos.
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