fbpx

Saiba o que fazer com o computador lento e travando 

computador lento e travando o que fazer

Não é novidade que todo mundo já se deparou com aquela situação desagradável de ter o computador lento e travando, mas não soube identificar o que ocasionou tais erros.  

A questão principal é que há vários motivos que podem refletir no baixo desempenho do dispositivo, alguns simples em que o próprio usuário consegue reparar o erro, outros complexos em que é necessário acionar um suporte de TI

Mas por quais razões esses erros acontecem? Para responder essa pergunta, daremos as melhores dicas de como identificar os possíveis problemas e como corrigi-los a fim de evitar o baixo desempenho da máquina. Confira a seguir: 


Quais são os problemas que deixam o computador lento e travando? 

Não é difícil identificar os principais erros que acontecem no computador, pois eles afetam diretamente o desempenho e performance do usuário. Então, veja a seguir as possíveis causas que levam a essa lentidão ou até mesmo ao travamento: 

Arquivos acumulados 

A instalação de novos programas e o salvamento de arquivos ao longo do tempo são uns dos principais fatores que causam um acúmulo na memória do computador e consequentemente a falta de espaço.  

Isso vale até para os arquivos ou programas excluídos que vão para a “lixeira”. Tudo o que continua na memória do computador pode afetar o sistema operacional e acarretar problemas no desempenho da máquina. 

Falta de atualizações 

Outro ponto importante para manter a boa performance do computador, é ficar de olho nas atualizações. Sempre que o sistema notificar, faça a instalação da atualização o mais rápido possível. 

A falta de atualizações é outro fator que afeta diretamente na velocidade do computador, além de riscos como ter arquivos corrompidos e até aumentar a vulnerabilidade de receber ataques cibernéticos e ameaças hackers.  

Vírus 

Por mais que a tecnologia avance a favor da segurança dos dados, isso não é garantia de nunca mais ser surpreendido por uma ameaça cibernética ou um vírus, visto que sutilmente essas ameaças se instalam no sistema. 

Ser afetado por um vírus é mais um dos fatores que podem deixar o computador lento e travando. Isso acontece porque dependendo do potencial da ameaça, arquivos e sistemas são corrompidos.  

O que pode ser feito para evitar esses problemas? 

Agora que já temos conhecimento dos possíveis problemas que deixam o computador lento, travando e como identificá-los, vale considerar o que fazer para evitá-los ou resolvê-los de forma rápida para não ter grandes surpresas ou maiores dores de cabeça, confira: 

Limpeza 

É importante criar uma rotina de checar os programas e arquivos que são realmente indispensáveis e fazer a limpeza daqueles que só estão ocupando o espaço da memória do seu computador. 

Outra forma de aliviar o acúmulo de programas e arquivos, é utilizar o armazenamento pela nuvem, excelente ferramenta para arquivar documentos, sem prejudicar o espaço interno disponível.  

Atualizações 

É necessário fazer atualizações no sistema operacional da máquina, a fim de corrigir possíveis falhas, introduzir novos recursos, garantir a segurança dos seus dados e como consequência obter uma boa performance. 

O principal motivo das novas atualizações feitas por desenvolvedores, é melhorar o desempenho dos mais diferentes modelos de computadores. Então, uma dica é considerar ativar atualizações automáticas.  

Manutenção periódica 

Mais uma importante dica é ter uma rotina de manutenção preventiva de computadores. É ela que vai identificar possíveis problemas antes que eles realmente aconteçam e prejudiquem tanto o funcionamento de sistemas internos quanto ao desempenho do usuário. 

Formatação 

Se mesmo seguindo todos esses passos o seu computador continuar com lentidão ou travamento, em último caso, talvez seja necessário fazer a formatação do sistema operacional. 

Para isso, garanta que todos os seus arquivos estejam salvos e faça backup para não perder documentos e informações importantes. Lembrando que para fazer uma formatação desse tipo com segurança, é indicado contatar um profissional. 

Por que contar com ajuda profissional?

Talvez, essa seja uma das dicas mais importantes para quem quer distância de ter problemas por conta de um computador lento e travando: contar com um serviço de suporte de TI profissional!  

Confira a seguir alguns dos principais pontos que faz a contratação de um serviço profissional ser uma das melhores opções quando o assunto é não saber o que fazer com um computador lento e travando: 
 

Conhecimento técnico 

Um dos pontos positivos de contratar um profissional, é o nível de conhecimento técnico relacionado às mudanças e atualizações da tecnologia que esse indivíduo possui. Contar com quem entende do assunto, sempre é uma ótima opção! 

Qualidade 

O nível de qualidade do atendimento de um profissional, é mais um dos fatores importantes para considerar na hora de contar com a ajuda de um suporte especialista.  

Isso porque, além de consertar computadores, esse profissional documenta os serviços prestados e relata as falhas identificadas, o que facilita no processo de manutenções futuras, visto que o especialista já terá uma previsão de possíveis outros erros. 

 
Soluções preventivas 

Um bom profissional de TI já vem preparado com um esquema de soluções preventivas para deixar o sistema operacional do computador sempre atualizado, além de verificar o desempenho de peças internas e identificar uma possível substituição delas. 

Garantia de segurança 

Mais uma das vantagens que devem ser levadas em consideração no momento em que se contrata ajuda de um especialista, é a segurança que o serviço irá te garantir, visto que será feito por um profissional. 

Conheça as soluções da FindUP  

Como já falamos anteriormente, contar com quem entende do assunto é sempre uma ótima opção, principalmente se tratando de um negócio. Então, se você tem uma empresa, que tal conhecer algumas das soluções da FindUP

A FindUP é especialista em inovação e aceleração digital, além de se destacar na resolução dos problemas de TI de grandes empresas com tecnologia e gestão operacional. 

Se você gostou das dicas sobre o que fazer com um computador lento e travando, continue por dentro do assunto e aproveite para ler também sobre qual é o melhor sistema operacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>