fbpx

Como proteger seu computador de ameaças hacker?

como proteger o computador

2 de junho de 2022

O avanço da tecnologia tornou os meios e processos de trabalho mais assertivos e produtivos. Hoje, diversas posições de emprego só existem graças aos recursos digitais disponíveis e, nesse contexto, conseguimos entender a alta dependência que as pessoas e empresas passaram a ter de seus recursos tecnológicos.

No entanto, nenhuma das inteligências desse meio é capaz de evitar sozinha ameaças e riscos de invasão. É muito comum se deparar com relatos de computadores que pegaram vírus, mas é extremamente grave lidar com situações de perda de dados ou vazamento de informações confidenciais.

As ameaças hacker acontecem, principalmente, diante da exploração de pontos de vulnerabilidade. Com o recente cenário em que ainda mais pessoas passaram a usar seus computadores pessoais ou corporativos com mais frequência, os problemas de segurança dos dispositivos podem ser ainda mais recorrentes e comprometer funcionalidades básicas.

Para que isso não aconteça, existem algumas ações que podem ser consideradas para manter seus aparelhos a salvo. E, para ajudar você, trouxemos algumas dicas sobre como proteger seu computador das ameaças do mundo cibernético. Confira!

Ameaças cibernéticas e a importância da proteção das tecnologias

Todos os dias, diversas situações colocam o setor de segurança em estado de alerta. Apesar do progresso das tecnologias e da crescente digitalização dos processos do dia a dia facilitarem nossas rotinas, comunicações, trabalhos e muitas outras coisas, nós nunca estivemos tão expostos como no momento atual.

A todo momento, nos deparamos com notícias de situações em que informações sigilosas de milhões de brasileiros foram vazadas. No entanto, até mesmo os acontecimentos mais comuns podem gerar consequências desastrosas, como a perda de arquivos, golpes financeiros online, generalização de vírus e outros.

Pensar na segurança digital é algo imprescindível para manter o negócio em seu nível de funcionamento ideal. Ameaças que são capazes de paralisar suas atividades e a de seus colaboradores podem ser a causa de grandes perdas ou atraso do ganho de receita.

proteção de dados

O Ponemon Institute divulgou que a cada 4,2 segundos surge uma nova ameaça de malware. Esse perigo equivale a mais de 100 milhões softwares maliciosos que podem causar algum dano em sistemas por mês.

E, para resolver situações como essa e assegurar a proteção das máquinas e recursos da sua organização, existem soluções de segurança criadas para diferentes situações. O fato de se contar com um profissional de TI ou técnico especializado já é um avanço em direção a garantia da proteção dos computadores da sua empresa.

4 dicas de como proteger seu computador de ameaças

Existem diversas ferramentas de medidas que podem ser tomadas para proteger computadores de ameaças cibernéticas. Conheça algumas das formas de reduzir os perigos de exposição das suas tecnologias.

1. Antivírus

A primeira dica não poderia ser diferente: tenha um programa de antivírus no seu computador. Esse tipo de software pode proteger seu computador de ameaças hacker e ajudar a manter ameaças longe ao realizar auditorias frequentes, ou até mesmo anular qualquer mallware que possa já ter se instalado em sua máquina.

Você pode contar com versões de antivírus pagas e gratuitas. Existem diversas opções eficazes em ambas as situações, o mais importante é manter o antivírus atualizado e ativo, assim ele poderá realizar varreduras e alertas de qualquer site ou arquivo detectado suspeito.

2. Atualização de software

Independente do sistema operacional do seu computador, mantenha-o sempre atualizado. Parece algo muito simples, mas ao deixar o software da sua máquina em versões antigas ele se torna vulnerável a possíveis ataques.

É comum que as empresas Mac, Windows, Linux e outras notifiquem suas correções quando disponíveis, pois essa prática melhora a performance do sistema e mantém o computador ainda mais seguro. Por isso, encare essa ação como algo frequente, quase como uma ação preventiva aos possíveis ataques hacker ou vírus, e evite problemas que podem lhe dar muita dor de cabeça.

3. Senhas e acessos

Ter senhas fortes é essencial para manter as informações de qualquer dispositivo em total segurança. Essa é uma das primeiras etapas de segurança de qualquer computador, pois a senha é a chave de entrada do seu sistema e, dessa forma, é importante que a barreira de acesso seja resistente a qualquer invasão.

É comum que as pessoas optem por sequências fáceis e óbvias, como data, sequências numéricas ou apenas letras, mas seguir por esse caminho pode deixar seu computador completamente desprotegido.

Algumas dicas para a criação de boas senhas é fazer a combinação de números, letras e símbolos, garantir que elas sejam extensas. Outro fator importante é ser cuidado com o uso e trocá-la regularmente. É muito comum que algumas pessoas usem softwares administradores de senhas, para ajudar na criação e até mesmo no lembrete das senhas designadas para cada tipo de acesso.

4. Mantenha arquivos salvos em backup

Muito além de ter mais espaço de armazenamento ou fácil acesso aos arquivos, sistemas a aplicativos, o backup na nuvem pode manter as informações do seu computador protegidas em casos de ameaças.

Em caso de dúvidas, é importante que toda empresa conte com um departamento ou profissional de TI especializado nesse tipo de proteção. Essa e outras são regras básicas e cruciais para proteger seu computador de ameaças hacker e cibernéticas.

Publicações relacionadas