fbpx

Na manutenção preventiva, podemos detectar falhas na rede ou computadores, antes que se tornem um verdadeiro problema. Este procedimento já foi muito negligenciado por empresas e gestores de TI, mas no atual cenário de redução de gastos, esse procedimento tornou-se crucial. Afinal, na rotina de manutenção, os técnicos conseguem otimizar os recursos disponíveis, reduzir o número de falhas e aumentar a durabilidade dos dispositivos.

Quer  saber mais sobre a manutenção preventiva de computadores e como ela pode afetar as receitas de uma empresa? Acompanhe nosso texto!

O que é a manutenção preventiva de computadores?

A manutenção preventiva de computadores é uma rotina operacional do setor de TI em que todos os dispositivos computacionais são verificados regularmente em busca de falhas, vulnerabilidades de segurança e fatores que possam afetar o desempenho das máquinas. Esse procedimento possui como principal objetivo, garantir um bom desempenho em médio e longo prazo e a maior durabilidade de cada equipamento.

Como fazer manutenção preventiva?

Uma boa política de manutenção preventiva de computadores deve ser abrangente, atingindo os todos os fatores que influenciam no desempenho de dispositivos ao longo de sua vida útil. As práticas do setor podem ser reavaliadas para garantir que todas as rotinas estejam dentro dos padrões do mercado. Também é necessário criar mecanismos para que o usuário possa ter acesso a um ambiente virtual seguro, com alta disponibilidade de recursos e dados protegidos contra falhas operacionais.

A manutenção envolve, por exemplo, a limpeza do hardware, impedindo que poeira e outros resíduos interfiram no seu funcionamento. Dispositivos como roteadores e pontos de acesso podem ser realocados para garantir um sinal de Wi-Fi extensivo. Além disso, peças com defeito ou antigas podem ser trocadas por dispositivos mais novos.

As políticas de segurança e privacidade podem ser revistas para garantir que elas estejam adaptadas às necessidades da infraestrutura de TI. O mesmo vale para indicadores e métricas de desempenho, importantes ferramentas para mensurar a eficiência operacional das políticas de TI. Para uma boa efetividade, é crucial que as manutenções sejam executadas regularmente.  Assim, o gestor de TI, deve definir intervalos de acordo com o uso das máquinas e a sua importância para a rotina operacional do negócio.

Servidores de alta performance e que estão vinculados a atividades críticas, por exemplo, devem ser otimizados em horários de baixa demanda e com uma frequência maior. Por outro lado, máquinas que não são utilizadas diariamente podem ter uma frequência de manutenção reduzida, uma vez que mudanças no seu hardware e nas suas configurações ocorrerão em número menor. Além disso, é importante entrar em contato com usuários e setores que serão afetados pela manutenção, garantindo que o cronograma não afetará a rotina da empresa.

Por fim, saiba que as políticas de backup e gestão de dados são cruciais para garantir a confiabilidade do hardware do negócio. Elas atuarão lado a lado com a atualização de softwares e sistemas operacionais para tornar a infraestrutura de TI mais robusta e preparada para enfrentar problemas de performance e falhas operacionais. Portanto, são atividades essenciais para uma boa manutenção dos equipamentos.

Quais os riscos de não possuir uma política de manutenção preventiva de computadores?

Sem uma política de manutenção preventiva de computadores, o negócio pode enfrentar uma série de prejuízos. Perda de dados e falhas de hardware serão mais frequentes, reduzindo índices de produtividade e a capacidade da empresa de atender a demandas do mercado. Além disso, ataques de malwares terão um grau de sucesso maior, podendo expor informações internas e dados de clientes e parceiros comerciais.

Essas ocorrências podem diminuir a participação do negócio em seu mercado de atuação, seja pela queda de confiança do consumidor, seja pelos baixos índices de produtividade. Em consequência, com a queda da competitividade do negócio, causada pela diminuição dos índices de qualidade, as receitas serão impactadas negativamente.

O nosso conteúdo sobre manutenção preventiva de computadores foi útil para você? Então que tal receber ainda mais dicas sobre tecnologia empresarial? Para isso, siga o nosso perfil no LinkedIn e veja, em primeira mão, as novidades da área!