fbpx

Saiba qual é o melhor antivírus gratuito 

antivírus gratuito

Com os avanços tecnológicos, o computador se tornou uma das ferramentas de estudo e trabalho mais utilizadas. Porém, junto com esses avanços, os ataques cibernéticos também evoluíram e, para proteger o seu sistema, contar com pelo menos um antivírus gratuito é de grande importância.  

Se considerarmos um ambiente corporativo, por exemplo, a troca de dados e informações sigilosas contidas no computador é constante, sendo necessária a proteção contra qualquer ameaça. 

Sabendo disso, vamos falar sobre esse programa de segurança essencial para os dispositivos empresariais, acadêmicos e pessoais, além de descobrir quais são os melhores antivírus gratuitos disponíveis no mercado. Continue sua leitura e fique por dentro! 

O que é um antivírus? 

Em resumo, um antivírus é um programa que possui um sistema que consegue identificar qualquer ameaça hacker e exclui-la a tempo, antes de qualquer dano na máquina. 

Como um antivírus funciona? 

Os antivírus tem uma espécie de banco de dados interno, constando possíveis ações suspeitas de vírus. Caso encontre alguma ameaça que se enquadre nessas ações, ele bloqueia ou remove do seu computador, notificando que tem algo suspeito ali. 

Quais são os tipos de antivírus? 

Existem dois tipos de antivírus, o doméstico e o corporativo. Ambos são excelentes opções para proteger dados e informações de qualquer ameaça, mas possuem suas diferenças e particularidades. Confira a seguir: 

Doméstico 

Como a própria nomenclatura já sugere, o antivírus gratuito convencional é de uso doméstico, ou seja, instalado em computadores de uso pessoal. Ele é ótimo para atender as necessidades básicas de proteção ao dispositivo do usuário. 

Corporativo 

Com muito mais recursos quando comparado ao doméstico, o antivírus empresarial tem capacidade de proteger além de um computador, redes corporativas inteiras. Essa versão é indicada independentemente do tamanho da organização. 

Qual é a importância de ter um antivírus? 

A importância de proteger dados e informações muitas vezes sigilosas com um antivírus, mesmo relevante, não é o único ponto que deve ser considerado. Confira a seguir outros motivos: 

Garantir segurança 

Com as possíveis invasões em sistemas e redes, principalmente de empresas, os invasores podem acessar dados pessoais dos seus clientes, dados sigilosos do seu negócio e até senhas bancárias. Com um antivírus gratuito, é possível evitar o vazamento dessas informações. 

Bloquear e controlar acessos 

Esse recurso evita que qualquer aplicativo não seguro ou não autorizado acesse um documento privado e o altere, além de identificar e bloquear possíveis anúncios suspeitos. 

Proteger downloads  

Junto com downloads, muitas vezes ameaças são baixadas também. Com isso, contar com um antivírus é outro ponto importante já que o programa consegue identificar qualquer malware que possa vir prejudicar o desempenho do computador. 

O que levar em consideração na hora de escolher um antivírus gratuito?  

Agora que já tomamos conhecimento do que é o antivírus, como ele funciona, quais são seus tipos e sua importância. Veja algumas dicas para escolher o melhor antivírus gratuito: 

Desempenho  

Um dos pontos principais a serem levados em consideração na hora de escolher o melhor antivírus, é avaliar qual o nível de desempenho dos recursos que ele oferece e se eles atendem as suas necessidades.   

Autenticidade 

Nada de pirataria! Ao escolher o seu antivírus gratuito, tenha certeza de que está instalando um programa original do fabricante e fique atento aos anúncios que rondam sites por toda a web oferecendo o serviço gratuitamente.  

Credibilidade da marca  

Outra dica é preferir marcas mais conhecidas no mercado, já que possuem uma reputação de bom desempenho dos recursos nos dispositivos e trazem maior confiança na hora da instalação.  

Qual o melhor antivírus gratuito? 

Com todas essas informações e dicas, só nos resta saber qual é de fato o melhor antivírus gratuito disponível no mercado. Então, vamos ao ranking dos melhores programas. Veja a seguir: 

1. Bitdefender Antivírus Free Edition  

Mesmo com poucos recursos adicionais, o Bitdefender oferece uma proteção forte contra malwares e é considerado leve e fácil de usar, funciona em segundo plano e ainda possui um ótimo recurso de verificação de arquivos. 

2. Kaspersky Security Cloud Free  

Em sua versão de antivírus gratuito, o Kaspersky oferece escaneador básico de dark web, gerenciador de senhas e VPN, outra ótima e confiável opção para ser instalada em seus dispositivos.  

3. Panda Free Antivírus Avira Segurança Gratuita  

Conhecido pelo seu design intuitivo e atrativo, o antivírus gratuito Panda garante um significante nível de proteção e não reflete de forma negativa no desempenho do computador. 

4. Avira Segurança Gratuita  

Com atualizações frequentes, o antivírus gratuito Avira também foi reconhecido pelo seu ótimo desempenho em relação a proteção de dados e bloqueio de anúncios inconvenientes. 

5. Avast Free Antivírus  

O último antivírus gratuito do ranking, mas que também não deixa a desejar é o Avast, compatível com diversos sistemas operacionais, entre seus recursos de proteção ele inclui identificar alterações que possivelmente um vírus pode ter causado. 

6. AVG Antivírus Free 

Também entre os melhores antivírus gratuitos, o AVG é alinhado à tecnologia avançada e tem ótimo desempenho identificando e removendo malwares, além de ser considerado um dos mais poderosos para a remoção de vírus potentes como o Cavalo de Troia.  

Conheça as soluções da FindUP 

Se você tem um negócio e busca um serviço especializado em suporte de TI, que tal conhecer as soluções que a FindUP oferece? Saiba mais sobre quem é focada em resolver os problemas de TI de grandes empresas com tecnologia e gestão operacional.  

Gostou do conteúdo? Já sabe qual o melhor antivírus gratuito para você? Então, continue navegando pelo nosso blog e aproveite para ler também sobre: backup imutável e a importância para os negócios atuais.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>