fbpx

Recursos de TI: o que é e como gerenciá-los? 

recursos de ti

Todo e qualquer recurso de uma empresa precisa ser bem administrado. Nos dias de hoje, isso não é apenas uma questão de economia de custos, mas também de se ter os recursos sempre seguros e disponíveis para garantir a execução dos trabalhos do dia a dia. 

Com a tecnologia assumindo um papel estratégico no mercado, o investimento no setor também aumenta e, consequentemente, a gestão dos recursos de TI deve ser feita de maneira eficaz e estar entre as prioridades de qualquer empresa.  

Isso significa que os cuidados com equipamentos, materiais, sistemas e até mesmo profissionais que, de modo geral, compõem a infraestrutura de TI precisam ser selecionados e organizados de acordo com as necessidades da empresa para garantir a continuidade dos processos internos. Tudo isso evita que problemas recaiam sobre as tarefas da área e de setores dependentes dela, impactando negativamente a produtividade e os resultados da organização.  

Garantir a boa gestão dos recursos de TI é uma iniciativa que precisa ser muito bem definida, partindo de políticas, boas práticas e processos padronizados. E, para saber como fazer isso da melhor forma, você pode conferir neste conteúdo todas as informações sobre o que é e como gerenciar os recursos de TI de uma empresa. Boa leitura! 

O que é gestão de recursos de TI?  

Um recurso de TI é, basicamente, todo item necessário para executar qualquer tarefa do setor e gerar um resultado final para o negócio. Isso pode incluir pessoas ou bens, como máquinas, softwares e outras ferramentas, fornecedores e até mesmo capital alocado no departamento. Dessa maneira, a gestão de recursos de TI serve para organizar e administrar tudo o constitui a infraestrutura dessa área.  

Ela se concentra em encontrar as melhores soluções tecnológicas para a empresa com base no planejamento e no gerenciamento estratégico, garantindo que todos os recursos necessários e envolvidos nos processos alcancem seus objetivos de maneira eficaz.  

Além de tudo, essa gestão estratégica permite a análise dos recursos existentes para que novas oportunidades de negócios sejam identificadas ou até mesmo geradas. Dependendo das políticas da empresa e do escopo designado ao setor de TI, o processo de gestão de recursos do departamento pode englobar: 

  • gerenciar as informações e dados da companhia;  
  • melhorar o retorno de investimento em tecnologia;  
  • administrar e permitir o acesso às tecnologias;  
  • otimizar as operações do negócio; 
  • indicar as melhores soluções conforme a demanda. 

De modo geral, uma gestão de recursos de TI eficiente pode ajudar a organização a tomar decisões mais assertivas sobre o investimento, adoção e uso de novas tecnologias — ou até mesmo apontar quais delas se deve abrir mão.  

Como gerenciar os recursos de TI da empresa​ 

Para garantir que os recursos de TI de uma empresa sejam bem gerenciados, as lideranças, o setor e até mesmo prestadores de serviços da área precisam estar alinhados com os objetivos do negócio. No entanto, algumas boas práticas e definições são fundamentais para garantir o sucesso dessa atividade. Confira! 

1. Tenha um planejamento guiado por metas 

Ter clareza das metas e objetivos da empresa é, sem dúvidas, um dos primeiros passos para uma boa gestão de recursos de TI. Entender o papel e as contribuições do setor de tecnologia para o negócio dará mais clareza sobre como utilizar e alocar os recursos da área de forma que atenda a todas as demandas.  

2. Mapeie os processos impactados 

Saber quais processos, pessoas e departamentos dependem dos recursos de TI também é importante para conseguir gerenciá-los. Desse modo, você saberá quais deles têm impacto direto nas metas da empresa e, assim, fazer com que suas etapas não sofram com erros ou falhas — mas caso isso ocorra, saberá que deve priorizá-los.  

3. Tenha uma política de governança  

A gestão e a governança de TI são conceitos confundidos com frequência. São práticas diferentes, mas que se complementam, pois enquanto a gestão de TI foca no uso das tecnologias do dia a dia da empresa, a governança de TI concentra-se em um nível de trabalho mais estratégico, elaborando diretrizes e estabelecendo planejamento.  

Assim, para ter uma gestão de recursos de TI eficiente, é preciso que todos os departamentos estejam alinhados com os objetivos do setor e, acima de tudo, com as metas da empresa. 

4. Faça uma análise de demandas e capacidade 

Basicamente, esse é o momento de saber como está a situação de uso dos recursos de TI em relação ao que a empresa precisa. Mapeie o volume de demandas desses itens e entenda se o seu setor de TI realmente possui capacidade para atendê-las. Essa análise te ajudará a entender se o processo de gerenciamento pode ser mais flexível ou rígido, por exemplo.  

5. Defina ações e priorizações 

Determinar as ações e prioridades é vital para atingir os objetivos de negócio. Com os recursos e demandas listadas, e as metas orientadas, o gerenciamento dos recursos de TI também entra em plano tático e operacional. Isso quer dizer que atividades que vão garantir a boa gestão desses itens podem ser planejadas e executadas a curto, médio e longo prazo.  

O serviço de manutenção preventiva, por exemplo, é fundamental para evitar ou identificar possíveis erros e falhas antes que ocorram ou causem qualquer impacto negativo sobre as operações da empresa. Nesses casos, existem diversas soluções de prevenção e, na FindUP, você encontra o Check-UP como produto indicado para manter a alta disponibilidade dos seus recursos tecnológicos. 

6. Conte com suporte de TI especialista 

Por fim, você ainda pode optar pelo gerenciamento fácil, prática e especializado dos seus recursos de TI. Essa é uma escolha bastante indicada para empresas de pequeno ou médio porte, que não possuem profissionais ou área de tecnologia. No entanto, a terceirização de TI também tem sido pilar estratégico de muitas grandes organizações, com o objetivo de economizar e centralizar a gestão de TI nas mãos de parceiros especialistas.  

Terceirizar a gestão dos recursos de TI pode oferecer soluções rápidas para todas as boas práticas que discutimos até aqui. A FindUP, por exemplo, possui um core business totalmente voltado para a resolução de problemas de TI e poderá garantir a resolução de qualquer adversidade que aconteça aos recursos de TI da sua empresa. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>