fbpx

Software e Hardware: quais são as principais diferenças?

software e hardware

Para quem está envolvido na rotina de TI, com certeza, os termos soam familiares. Mas você sabe a real diferença entre software e hardware e as principais definições de cada um?  

Antes de mais nada, é válido já saber que o software e o hardware trabalhando juntos são indispensáveis para o funcionamento de um computador ou dispositivo. Assim, fica fácil compreender a importância das funções de cada um deles. 

Sabendo disso, confira a seguir o funcionamento e as particularidades que fazem do software e do hardware partes essenciais para uma máquina ter um ótimo desempenho e vida útil longa: 
 

O que é Software?

Basicamente, software é o programa que controla o funcionamento de um computador com um conjunto de códigos e dados responsáveis por transmitir as informações necessárias para a máquina colocar em prática suas tarefas. 

Exemplos de como o Software funciona

Um breve exemplo de como um software funciona é ao ligarmos o computador. Ao apertarmos o botão, é enviada uma sequência de instruções para o dispositivo iniciar. 

Outro exemplo é quando vamos abrir algum programa ou arquivo, nosso clique “dispara” uma mensagem em códigos e assim, a máquina consegue identificar e concluir a tarefa enviada. 

O que é Hardware?

Diferente de um software, que é um conjunto de dados internos de uma máquina, um hardware abrange qualquer componente físico conectado a um computador. Isso inclui tanto um processador alocado internamente, quanto periféricos como mouse, teclado ou fones de ouvido. 

Exemplos de como um Hardware funciona

Quando um computador é montado ele precisa de diversos dispositivos, que são chamados de hardwares. Internamente, um ágil processador ou um HD de alta capacidade e, externamente, um mouse ou teclado, por exemplo.  

Os hardwares funcionam a partir de comandos do sistema operacional (softwares), o que reflete diretamente no desempenho da máquina. 

Tipos de Software

Agora que você já sabe a definição de software e como ele funciona, confira a seguir a divisão e a importância dos principais tipos. São eles: 

Software de Sistema 

Os softwares de sistema são os responsáveis pela comunicação em linguagem de códigos entre o computador. Entre alguns exemplos de sistemas operacionais mais conhecidos estão: Windows e Linux geralmente utilizados em computadores e Android e iOS em dispositivos móveis. 

Software de Programação 

Exclusivamente utilizados por técnicos e programadores, esse tipo de software é definido como responsável no desenvolvimento de novas programações dentro de um sistema operacional. 

Compilador, intérprete, editor de texto, depurador, IDE e vinculador estão entre os principais exemplos de softwares de programação. 

Software de Aplicativo 

Ligado diretamente as tarefas do usuário, o software de aplicativos faz parte da rotina do indivíduo. Alguns exemplos mais utilizados em computadores são os pacotes do Adobe e o Microsoft Office. Já para os dispositivos móveis, podemos considerar apps como iFood, Corner Shop by Uber, Uber, Spotify e Deezer. 

Tipos de Hardwares

Os hardwares também podem ser divididos em tipos, o que facilita o entendimento das suas funções. Confira a seguir quais são os principais e alguns exemplos: 

Processamento

O hardware de processamento é responsável por coletar as informações, analisá-las e filtrá-las de forma que sejam identificados os dados pertinentes para uso de uma determinada função. É aí que entra o protagonismo de um processador, placa de rede, placa de áudio ou vídeo. 

Dispositivos de Entrada

Os hardwares de entrada podem ser definidos como qualquer dispositivo externo conectados ao computador, que, quando instalados, permitem que a máquina receba suas informações. Alguns exemplos desses periféricos são os teclados, mouses, fones de ouvido, entre outros. 

Armazenamento

Todo dispositivo que armazena dados temporariamente ou permanentemente, é considerado um hardware de armazenamento. Um belo exemplo para este caso, que já foi muito utilizado pelos usuários, é o CD.  

Três exemplos rotineiros são quando o usuário abre um aplicativo baixado no computador, salva um arquivo ou executa um backup. Nesse caso, alguns dos hardwares de armazenamento são o disco rígido, popularmente conhecido como HD, a memória RAM e o pendrive. 

Saída

Ao contrário dos hardwares de entrada que transmitem uma informação de fora para dentro do computador (teclados, mouses etc.), os de saída são aqueles que exibem os dados.  

Nesse caso, temos como ótimos exemplos: as impressoras (que materializam uma imagem digital), as caixas de som (que processam uma informação e a transmite em áudio) e os projetores (que captam sinais de vídeos para projetá-los em uma tela). 

Principais diferenças entre o Software e Hardware

Agora que compreendemos as principais definições para os termos, que tal visualizar de forma clara a diferença entre software e hardware? Veja a seguir uma tabela com as principais características que os distinguem: 

Software  Hardware 
Sistema de codificação de dados  Elementos físicos das máquinas (internos ou externos) 
Fornece instruções codificadas  Executa tarefas dadas por comandos 
Vida útil ilimitada, desde que acompanhe as atualizações Vida útil limitada, necessário troca 
Baseado em lógica De natureza física 

Como um Software e um Hardware funcionam juntos?

A relação entre esses dois basicamente é que um precisa do outro. O software tem seu papel de transmitir as informações para o hardware executá-las. Para facilitar o entendimento, veja alguns exemplos abaixo: 

Exemplos

Integração de dados: a solução para unificar sistemas que geralmente é feito para otimizar a produtividade de processos internos, necessita das funções tanto do software, quanto do hardware executadas juntas. 

Modem: outro exemplo é o da internet fora do ar. Sabe quando reiniciamos o modem na intenção de ter o sinal de volta? Essa queda de conexão também é relacionada com a comunicação de um hardware de saída com um software, ou a falta dela. 

Como manter o bom funcionamento de softwares e hardwares?

Para garantir um alto desempenho dos dispositivos e não ser pego de surpresa com algum problema afetando os sistemas, aposte em soluções preventivas de TI. Isso ajudará a identificar possíveis erros antes que eles de fato aconteçam. 

Outra sugestão que deveria ser considerada imprescindível para as empresas de pequeno e grande porte, é o suporte de TI. Contar com profissionais capacitados e especialistas na área de tecnologia, além de garantir um excelente desempenho dos dispositivos, ainda evita aquela dor de cabeça inesperada! 

Agora que você já conhece as principais características que diferem um software de um hardware e como eles se complementam, que tal contar com quem é especialista em inovação e aceleração digital?  

A FindUP, além de ter um atendimento rápido e personalizado para o seu negócio, ainda oferece soluções ideais para a prevenção e suporte de TI. Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conferir também como reduzir os custos de TI sem perder a qualidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>