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Reiniciar o modem: isso realmente faz a internet voltar?

Reiniciar modem

24 de novembro de 2020

Você já teve algum problema relacionado a banda larga e ao ligar na operadora o atendente te pediu para desligar o modem e roteador? Quem nunca né? 

Mas será que realmente é possível consertar uma conexão apenas desligando e religando o modem em seguida? Se você já possou por isso ou tem curiosidade sobre o assunto, veja nosso artigo a seguir.

O que fazer quando a internet fica fora do ar?

É necessário esclarecer que antes da internet chegar no modem, todos os processos, conexões e aparelhos devem funcionar com perfeição para que o sinal chegue até você com qualidade. Quando a internet fica fora do ar, a primeira coisa a se fazer e verificar se o modem está online e se há comunicação com o seu notebook/tablete/smartphone. Para isto, basta você abrir seu navegador e escrever o endereço de um site e o IP do modem. Se a tela de configuração do modem aparecer, ótimo. O problema não é com ele. Por outro lado, se a tela do modem não aparecer, o primeiro problema é com ele.

Por que o modem para de funcionar?

Vários fatores podem contribuir para que o modem pare de funcionar. Descargas elétricas e picos na rede de energia podem avariar o aparelho fisicamente, por isso a importância de desligar os eletrônicos durante uma chuva mais pesada.

Outro fator é o cansaço. Sim, isso mesmo! Se você deixar o modem ligado o tempo todo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, uma hora ele vai travar. O motivo disso? Com toda aquela informação sendo recebida e enviada através dele, ele fica sobrecarregado – e como todo bom aparelho eletrônico, reiniciar o modem resolve o problema. Basta lembrar do seu computador: algum tempo depois de uso pesado, ele fica lento por conta da falta de memória.

Mas, como falamos anteriormente, o modem é apenas a ponta da linha. Vários fatores podem influenciar a queda da conexão, o sinal ADSL, por exemplo, é muito frágil, qualquer ruído pode comprometer a linha. 

Outra causa para este problema é a falta de filtro de linha em seu modem ou telefone. O trabalho do filtro de linha é separar o sinal de dados do sinal de voz do telefone. As empresas fornecem esses conectores com todos os aparelhos, mas não custa verificar se o telefone conta com um filtro de linha. 

Percebeu como não é simples embromação? O atendente da operadora não quer ganhar tempo, apenas excluir uma série de problemas que podem ser resolvidos ali mesmo pelo cliente, bastando reiniciar o modem. Caso haja a necessidade de um serviço especializado, procure FindUP – uma empresa inovadora pronta para resolver os problemas de informática da sua empresa.

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