FindUP
  • Soluções
    • Inteligência Artificial
    • Service Desk
    • Remoto
    • Field Service
  • A FindUP
    • Quem Somos
    • Rede de Técnicos
    • Carreiras
  • Blog
  • Contato
  • Sou Técnico
    • Cadastre-se
    • Ciclo de Pagamento
  • Sou Cliente

Gestor de tecnologia da informação: qual seu papel nas empresas? 

gestor de tecnologia da infomação
Posted by FindUP on 18 de novembro de 2021 | Featured | No Comments

Toda área ou departamento, tendo impacto direto ou não nas entregas e resultados do negócio, precisam de direcionamento claro sobre suas tarefas e estratégias vindas de um gestor de tecnologia da informação. Essa é uma prática primordial para que qualquer trabalho seja executado da melhor maneira possível. 

Com a transformação digital mudando a realidade das organizações diariamente, a administração inteligente das tecnologias também se tornou estritamente necessária.  

Por isso, o papel do gestor de TI nas empresas passou a ser considerado de grande importância para liderar ações de inovação, otimização de processos e muito mais. 

Considerando este cenário, acompanhe neste artigo mais informações sobre as funções, competências e importância de um gestor de tecnologia da informação nas empresas. Confira! 

O que faz um gestor de tecnologia da informação? 

O gestor de tecnologia da informação tem como sua principal responsabilidade administrar os trabalhos, projetos e equipes que compõem o departamento, a fim de manter a operação em pleno funcionamento e realizar entregas que atendam as expectativas da empresa. 

Resumidamente, o gestor deste setor lida com o funcionamento de toda a infraestrutura de TI, incluindo todos os recursos técnicos, financeiros, humanos e de tempo.  

O gestor de tecnologia da informação tem o objetivo de garantir a eficiência dos processos e das soluções tecnológicas usadas pela organização e seus colaboradores. Além disso, ele desempenha papel importante em frentes que podem envolver: 

  • todo planejamento e administração da equipe e das tarefas do setor; 
  • a garantia da eficácia dos serviços e demandas de segurança; 
  • o monitoramento sobre o funcionamento de sistemas operacionais e qualquer recurso tecnológico utilizado pela empresa; 
  • avaliar, gerenciar e contratar serviços parceiros / terceirizados; 
  • analisar, administrar e controlar os custos do setor; 
  • realizar a adaptação de processos, visões de entrega, estratégias e muito mais. 

O gestor de TI também cumpre a atribuição de ser o elo da área com todos os públicos. Por isso, esse cargo deve ser ocupado por alguém que tenha visão estratégica e integrada, além de possuir conhecimento das tendências e desafios da área e do mercado.  

Além de tudo, o perfil de liderança é característica essencial para motivar pessoas. Uma área com tanto espaço para desenvolvimento pode formar líderes, técnicos e profissionais especialistas em tudo o que fazem. 

Qual a importância do gestor de TI nas empresas? 

A revolução tecnológica mudou completamente a maneira de encarar os negócios, pois deu espaço para novos mercados e expandiu as possibilidades de soluções que as companhias poderiam entregar.  

Junto a isso, ela melhorou toda a estrutura da comunicação corporativa e do processo de tomada de decisão das empresas, além de colaborar para o aumento da competitividade com os ganhos de produtividade, escala e qualidade nas entregas. 

Todos esses aspectos precisam ser devidamente organizados para que cumpram seu papel de forma alinhada aos objetivos da organização. É por este motivo que a gestão de TI cumpre o importante papel de manter todo o fluxo tático, estratégico e operacional do setor de Tecnologia da Informação. 

Dentre algumas das mais significativas frentes de responsabilidade do gestor de tecnologia da informação estão: 

1. Colaboração para redução de custos 

A função de automatização e aceleração dos processos já representa parte significativa da redução de custos e economia que a empresa pode ter. Além disso, o acesso às informações e dados de diversas áreas da companhia também podem ser base de análise para entender como estão a alocação dos recursos.  

Desse modo, o gestor de tecnologia da informação tem o papel de otimizar as estruturas e distribuições mantendo o nível de qualidade. 

2. Garantia da segurança de dados 

O assunto segurança de dados é tema regido por lei atualmente. Com a atualização da LGPD, empresas e lideranças precisam certificar-se de que estão cumprindo todas as normas estabelecidas.  

As informações das próprias organizações são conhecimentos de extremo sigilo, e é por isso que o setor de TI usa diferentes formas para assegurar que esses itens não sejam acessados sem autorização, utilizando as criptografias, senhas, sistemas de cloud computing e outros. 

3. Comunicação interna fluída 

A comunicação foi uma das práticas mais positivamente impactadas pelo uso das tecnologias. Informação se tornou patrimônio sigiloso e recurso de decisão estratégica para as empresas.  

As trocas permitiram que os modelos de negócio e as rotinas corporativas evoluíssem em qualidade e escala. Por essas e outras razões, o papel do gestor de manter todas as ferramentas de TI e fluxos em constante funcionamento é imprescindível e essencial. 

4. Melhoria da satisfação dos públicos 

Nessa mesma linha não podemos deixar de citar as melhorias dos meios e atividades de atendimento ao cliente. O gestor de tecnologia da informação consegue usar os recursos digitais para direcionar o apoio ou abordagem conforme o interesse de cada público — como venda de produtos, suporte, cancelamento, entre outros. 

Como investir no desenvolvimento da gestão de TI? 

O investimento na gestão de TI é primordial para direcionar a metodologia de trabalho da área e de todos os departamentos da empresa. Os profissionais de Tecnologia da Informação ocupam posições cada vez mais essenciais para áreas como Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Financeiros e mais. 

Fornecer o suporte necessário para a demanda do dia a dia destas áreas faz parte da gestão de toda infraestrutura e do papel do gestor de TI na empresa. Algumas dicas que você pode seguir investir na área são: 
 

  • Impulsionar a capacitação da equipe; 
  • Trabalhar com a gestão da inovação dentro do setor de tecnologia; 
  • Evoluir as soluções internas e externas de acordo com as necessidades dos seus públicos; 
  • Acelerar o processo de gestão por meio da terceirização de TI, para assim conseguir focar ainda mais no core business da empresa. 

A tecnologia é um grande facilitador em todos os departamentos e segmentos da economia global. A dependência crescente destes recursos exige profissionais com características cada vez mais familiarizadas e especializadas nessa área.  

Por isso, investir em soluções ou empresas parceiras que dispõe de expertise para isso é sinônimo de eficiência.

Tags: gestão de ti, Infraestrutura de TI, tecnologia da informação, transformação digital

Leave a Reply Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sobre a FindUP

Quem somos

Rede de Técnicos

Carreiras

Soluções

Inteligência Artificial

Service Desk

Remoto

Field Service

Contato

Fale conosco
contato@findup.com.br

DPO
dpo@findup.com.br

Conteúdo

Blog

Mídias Sociais

Política de Privacidade

Termos de Uso