fbpx

4 dicas para o gerenciamento de dados em TI

gerenciamento de dados em ti

7 de dezembro de 2021

Empresas de todos os setores da economia têm cultivado e investido na cultura de dados. Chamada também de data driven, uma visão de negócio orientada totalmente por dados, a análise das informações se tornou sinônimo de sucesso em empreendimentos de todos os portes. Essa prática é responsável por otimizar fluxos de trabalho e processos do cotidiano de muitas companhias. Além de colaborar para os aspectos operacionais, ela torna os procedimentos mais eficazes e inteligentes.

Diante desse cenário, é evidente que a administração de dados é imprescindível em qualquer aspecto. Com a infinidade de informações gerada, absorvida e compartilhada pelas empresas, seus colaboradores e clientes, é preciso que esse recurso seja organizado da melhor maneira para a empresa. Essa regra se aplica ao contexto global e de departamentos de uma companhia, e setores como o de TI, por exemplo, são modelos que precisam ter isso como orientação primordial.

O gerenciamento de dados em TI para organizações que pretendem evoluir seu destaque competitivo e estar sempre à frente de sua concorrência é fundamental para a estrutura do departamento. A gestão de TI orienta os profissionais para entregas com agilidade e qualidade. O gerenciamento de dados da área garante a tomada de decisão estratégica, projetos escaláveis e resultados cada vez mais assertivos.

Pensando nisso, você pode considerar diversas práticas e abordagens que podem ajudar no gerenciamento de dados mais eficaz. Consequentemente, é garantida maior facilidade e segurança no acesso às informações pelas pessoas usuárias deste recurso. Vamos conhecer mais sobre o assunto? Confira! 

O que é gerenciamento de dados?

A administração é um princípio fundamental para qualquer trabalho que precise estar minimamente organizado. De maneira genérica, o gerenciamento significa manter controles, coordenar equipes, recursos, prazos, qualidade das entregas e engloba todos os fatores de um projeto. Ele é necessário para que os times tenham uma visão mais clara de sucesso, mantendo todas as decisões no caminho certo.

O gerenciamento de dados define-se pela coleta e coordenação das informações de forma eficaz, estratégica e segura. O principal benefício dessa prática é a possibilidade de ajudar as organizações e seus colaboradores a acessar seus dados de maneira simples e otimizada, isso tudo regido por todas as regulamentações e políticas necessárias, para traçar planos e tomar decisões de forma cada vez mais assertiva para atingir as metas de negócio.

Com empresas considerando ativos intangíveis cada vez mais estratégicos, a importância do gerenciamento de dados nunca foi um gerador de valor tão fundamental como atualmente. O trabalho de gerenciamento de dados tem um escopo robusto sobre as tarefas exigidas, que vai além da simples administração das informações.

Qual a importância gerenciamento de dados em TI para a empresa?

gerenciamento de dados em tech

A importância da administração estratégica de dados se estende a todos as áreas e níveis de uma companhia. As informações precisam ser organizadas e tratadas no macroambiente do negócio e nos níveis departamentais. Nesse sentido, uma das áreas de maior relevância e com grande parcela do entendimento sobre o assunto é o setor de TI, pois essa competência faz parte do escopo de trabalho e entregas desses profissionais.

O gerenciamento de dados em TI estimula o desempenho tático e operacional do setor, bem como das áreas dependentes do trabalho seu técnico. Ele ajuda a alavancar os resultados e, consequentemente, ajuda a empresa ganhar mais espaço no mercado com o uso assertivo dessas informações na tomada de decisões.

Apesar de da gestão segura e eficaz ser uma ação desafiadora, ela é a garantia de que suas metas e resultados poderão ser pensados e projetos com maior clareza e orientação. No TI, o papel do Big Data no contexto de transformações digitais, por exemplo, se tornou essencial para analisar um alto volume de dados de forma potencial. Outras soluções aliadas, como o Machine Learning, Business Intelligence e a Geolocalização são apenas algumas ferramentas capazes de gerenciar, cruzar e analisar tendências a partir das informações.

Algumas empresas estão se tornando especialistas neste formato de trabalho. E, na maioria das vezes, as companhias terceirizam estes serviços de tecnologia para garantir um gerenciamento de dados em TI mais eficaz e preparado, com o objetivo de fornecer as melhores soluções para cada tipo de negócio. A FindUP, por exemplo, é uma dessas empresas especialistas, capaz de descomplicar a gestão da informação na sua empresa com suporte de TI por meio do serviço de Field Service em todo território nacional.

Tendo isso em vista, preparamos neste conteúdo 4 dicas que vão ajudar você e sua empresa na geração de melhores resultados a partir do gerenciamento de dados em TI. Confira!

4 dicas de como melhorar o gerenciamento de dados em TI

1. Invista na centralização e automação das informações

No momento da construção da infraestrutura de TI, investir em sistemas para a centralização da informação é essencial. Com isso, a empresa consegue otimizar a coleta, o acesso e o uso de todos os dados do negócio. Além de tudo, essa concentração facilita a construção de qualquer processo de automação dos trabalhos da companhia, de seus departamentos e colaboradores. Essa prática pode incluir tecnologias de Cloud Computing, Data Center e muito mais.

2. Entenda qual a arquitetura ideal para o seu negócio

Afinal, não basta construir a melhor estrutura de TI, é preciso entender qual a arquitetura ideal para o seu negócio. Investir em softwares, sistemas e ferramentas digitais sem nenhum alinhamento com as estratégias da empresa pode acarretar desperdício de recursos. O gerenciamento de dados em TI requer o uso de controles e ferramentas eficientes e ideias para resolver os problemas da organização, criar fluxo de processos e impulsionar as oportunidades.

3. Torne a visão de dados parte da cultura organizacional

Apesar das transformações que a digitalização dos processos consegue trazer, apenas a tecnologia em sua totalidade não basta. Um gerenciamento de dados inteligente deve ser acompanhado pela cultura organizacional e de uso dos dados. A gestão empresarial potencializa o aproveitamento das ferramentas de TI, trazendo o senso de valor e estratégia para os trabalhos operacionais. Além disso, esse pensamento também fortalece questões de segurança no gerenciamento de dados.

4. Conte com empresas especializadas em gerenciamento de dados

Por fim, não esqueça de contar com empresas especialistas no gerenciamento de dados em TI. Desse modo, os setores e lideranças conseguem ampliar o foco nas estratégias de core business da organização sem abrir mão de contar com uma equipe capacitada, capaz de resolver problemas e analisar as melhores escolhas para o negócio.

Publicações relacionadas

Como reduzir custos em TI?

Como reduzir custos em TI?

Quem cuida da área de TI de uma empresa sabe que, mais importante do que ter recursos de tecnologia, é fazer com que...